Blog da Usiminas

Paz, Justiça e Instituições Eficazes – a Usiminas e o ODS 16

Seguindo com a apresentação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU com os quais a Usiminas se comprometeu, por meio do Pacto Global, chegamos ao ODS 16. 

O objetivo 16 tem como propósito promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. 

Como a Usiminas contribui para esse objetivo?

O nosso Programa de Integridade visa prevenir e identificar condutas que não estão de acordo com a legislação, regulamentos, normas e procedimentos, identificando riscos e/ou causas e agindo preventiva e/ou corretivamente.

Em outra frente, temos iniciativas que contribuem para a ressocialização de apenados, a partir do reaproveitamento de madeira para a fabricação de móveis e brinquedos. As peças são produzidas no Presídio de Coronel Fabriciano (MG) e os participantes aprendem um ofício e têm a oportunidade de reduzir a pena com o trabalho. Em cerca de três anos de ação, milhares de peças foram produzidas beneficiando entidades assistenciais da região do Vale do Aço.

Principais ações

No ano de 2021, a área de Integridade lançou treinamentos sobre as Políticas de Conflito de Interesses e Transações com Partes Relacionadas, de Patrocínios e Doações, Concorrencial e de Brindes, Presentes e Hospitalidades. Todos os colaboradores e colaboradoras admitidos até 2020 foram treinados em relação ao Código de Ética e Conduta e a Política anticorrupção, totalizando 9.600 horas de treinamento

Todos os treinamentos terão continuidade para os colaboradores admitidos em 2021 no Código de Ética e Conduta e Política Anticorrupção. 

A Usiminas também ofereceu capacitação específica aos membros dos Conselhos de Administração e Fiscal, além de grupos de colaboradores selecionados por suas áreas de atuação.

Outra frente também é a manutenção de campanhas educativas e sobre o Canal Aberto, reforçando alguns dos princípios fundamentais na gestão de denúncias, como o anonimato, a confidencialidade e a não retaliação.

#SouSustentabilidade
#SouIntegridade
#SouUsiminas

Quer saber mais? Fique por dentro do nosso compromisso com o ODS 15.