Blog da Usiminas

Vida Terrestre – a sinergia entre a Usiminas e o ODS 15

Avançando na lista dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU com os quais a Usiminas se comprometeu ao aderir ao Pacto Global, em 2021, chegamos ao ODS 15.

Em que consiste esse ODS?

O objetivo 15 tem foco em protegerrecuperar promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda. 

E como a Usiminas contribui para o objetivo?

Desde o início das operações, a Usiminas se preocupa com a preservação e recuperação de áreas verdes. Contamos com programas focados na preservação de matas ciliares, conservação de nascentes e preservação da fauna silvestre regional.

  A Usiminas e a Mineração Usiminas mantêm mais de 2.530 hectares de áreas preservadas na região do Vale do Aço e de Serra Azul.

 No Vale do Aço, nosso Cinturão Verde soma 377 hectares e passa por 11 bairros.  Possuímos ainda um Viveiro de Mudas, em Ipatinga, onde foram produzidas, em 2021, mais de 12 mil mudas. Dessas, 5 mil foram plantadas nas nossas áreas de preservação.

 Em abril, anunciamos acordo com o Ministério Público para a proteção de 11 novas áreas em Ipatinga, totalizando 800 mil m².

Próximos passos

Também em 2021, foi reinaugurado o Viveiro de Mudas da Mineração Usiminas em Serra Azul, para produzir espécies nativas da flora, recompor áreas de preservação permanente e compensação florestal.

A expectativa é que, após o primeiro ano, sejam produzidas anualmente cerca de 30 mil mudas para plantio e doação às comunidades. Em outra frente, estabelecemos metas quantitativas e qualitativas relacionadas aos temas de sustentabilidade.

Quer saber mais? Conheça a nossa conexão com o ODS 13.