Blog da Usiminas

Acessibilidade das ações com libras

Acessibilidade das ações com libras

Se você visitar o Instituto Usiminas para assistir a uma peça de teatro ou de dança, por exemplo, encontrará acessibilidade em toda sua programação. Durante o ano de 2020, dentro das atividades do Instituto, foram oferecidos cursos, oficinas e apresentações com tradução em libras de forma remota e on-line, respeitando o isolamento social devido a pandemia do Coronavírus.

Democratização da arte

Com o objetivo de promover mais inclusão em suas atividades, o Instituto Usiminas tem parceria com a Associação dos Surdos de Ipatinga (Asipa) e possui um profissional intérprete de Libras – Língua Brasileira de Sinais – para  fazer a tradução de todas as atrações de sua programação. Com o Centro Cultural Usiminas e o Teatro Zélia Olguin temporariamente fechados, em medida de prevenção ao Covid-19, o Instituto Usiminas continuou oferecendo a tradução em Libras em suas programações virtuais.

Acessibilidade das ações com libras

Essa parceria é uma forma de democratizar ainda mais o acesso à arte e promover a inclusão social,  ampliando assim o público atendido nos espaços culturais Usiminas. O Instituto Usiminas também ofereceu, de maio a novembro de 2019, um curso de formação em linguagem de libras, realizado pelo Centro de Formação de Intérpretes e Instrutores de Libras – Visual Libras, em parceria com a Fadivale.

Mais de 54 escolas atendidas com o projeto

As iniciativas com a presença de intérpretes de Libras, no Instituto Usiminas, são realizadas desde 2018 e conquistaram o público do Vale do Aço e de municípios vizinhos, como Caratinga, Belo Oriente e Governador Valadares. Por meio do agendamento escolar da Ação Educativa, o Instituto Usiminas recebeu pessoas com deficiência de mais de 54 escolas em atrações realizadas no Centro Cultural Usiminas. 

Durante o período de isolamento social, as atividades continuaram a ser realizadas com transmissão pelas redes sociais do Instituto Usiminas (@institutousiminas), e também contaram com a tradução em Libras em todas suas atividades. 

Ficou interessado nesse projeto de acessibilidade das ações com libras? Confira o vídeo da visita ao Centro Cultural Usiminas em libras.

Informações Fora de Série

Receba nossa seleção de novidades do mercado e da Usiminas.

Loading...