A Usiminas e a prevenção ao novo coronavírus

Confira nesta página nossas iniciativas para ajudar a combater a Covid-19

Usiminas e você. Estamos juntos. Sempre.

Com o objetivo de proteger a saúde e a segurança dos nossos colaboradores e parceiros diante do avanço da Covid-19 no Brasil, a Usiminas vem tomando uma série de providências. Confira algumas delas:

  • Home office para equipes administrativas, além de gestantes, colaboradores no grupo de risco ou com mais de 60 anos;
  • Suspensão da entrada de visitantes, restrição de reuniões e cancelamento de viagens;
  • Realização de testes nas equipes, tanto para a Covid-19 quanto para a H1N1;
  • Antecipação da vacinação contra a gripe.

Agora, seguem atuando nas plantas apenas as equipes que são realmente necessárias para a manutenção das operações. Para essas pessoas, também estamos realizando uma série de ações específicas, incluindo:

Aferição de temperatura na entrada das unidades;

Operação de limpeza reforçada em vias, portarias, vestiários e áreas de muito contato, como maçanetas e corrimãos;

Ampliação do horário de funcionamento dos refeitórios, diminuindo o fluxo de pessoas ao mesmo tempo;

Implantação temporária do turno de 12 horas em Ipatinga, para diminuir o número de colaboradores circulando diariamente e liberação da entrada de bicicletas na Usina para reduzir a necessidade de uso de transporte público,controlando a lotação nos ônibus.

Lembramos que a Usiminas continua estudando diversas alternativas que possam contribuir ainda mais com os esforços de prevenção. Estamos acompanhando os desdobramentos da situação junto a autoridades nacionais e internacionais de saúde.

Fala Aí Saúde: um programa de apoio ao colaborador

O Fala Aí Saúde é um programa que foi criado para acompanhar de perto a saúde física e emocional dos colaboradores da Usiminas e de suas famílias. Os empregados recebem apoio de médicos, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais da saúde.  O trabalho funciona de duas maneiras: com o Check Saúde e o atendimento por telefone ou WhatsApp. No primeiro, o colaborador preenche um check list com informações sobre ele e sua família, e informa se tem apresentado algum sintoma relacionado à Covid-19 ou se precisa de apoio psicológico emocional. Já o atendimento via WhatsApp é feito por psicólogos e assistentes sociais da Usiminas, disponíveis para oferecer todo o suporte necessário para o momento.

Ações sociais que estão fazendo a diferença

A Usiminas quis fazer sua parte para ajudar quem tem precisado de apoio nesse momento de pandemia.  Por meio das mais diversas parcerias, nosso trabalho tem sido feito constantemente com o intuito de apoiar os colaboradores e a comunidade onde temos unidades. Ele foi feito desde a conscientização da importância do uso de máscaras e da higienização correta das mãos até parcerias com órgãos públicos para higienização de vias públicas e a  criação de um projeto que busca gerar engajamento social em prol do bem comum, a campanha. #SolidariedadeContagia.

Solidariedade Contagia

O #SolidariedadeContagia é um movimento de mobilização coletiva, que une forças para superar a crise do coronavírus. Para alavancar as ações que fazem parte do projeto, criamos um site para que a comunidade pudesse participar ativamente, conectando  diversos segmentos da sociedade em prol do bem comum.  Destacamos três frentes de atuação durante esse período: bons exemplos de solidariedade, pedidos de doação e voluntariado e a visibilidade aos pequenos negócios. Além disso, no site do #SolidariedadeContagia, há um espaço com dicas importantes de prevenção e de cuidado durante a pandemia, do braço de saúde da Usiminas,a Fundação São Francisco Xavier. O projeto acontece por meio de uma parceria da Usiminas com a ACIAPI, CDL Ipatinga, FIEMG, Fundação São Francisco Xavier, a Prefeitura de Ipatinga e o apoio do Instituto Usiminas. Visite o site e conheça as ações em andamento!

#UseMáscara

Para informar sobre a importância do uso das máscaras, criamos um vídeo que explica exatamente como essa atitude pode ajudar a salvar vidas. Assista:

 

Manutenção de respiradores

Em união de esforços com o SENAI, a Usiminas vem promovendo a manutenção de respiradores mecânicos e impressoras 3D em Ipatinga e Belo Horizonte. A parceria acontece nas unidades do Vale do Aço, com a Usina de Ipatinga, e em Belo Horizonte, junto à Soluções Usiminas. Esses materiais serão usados por diversas unidades hospitalares do país no tratamento de pacientes com Covid-19.

 

Doação de alimentos

A Usiminas doou 40 toneladas de alimentos e itens de higiene para comunidades em Minas Gerais e São Paulo. Tudo isso para a minimização dos impactos sociais e econômicos da pandemia da Covid-19. Em Ipatinga, quase 20 toneladas de cestas básicas, sabonetes e papel toalha foram repassadas às comunidades. Cerca de mil famílias e instituições cadastradas foram beneficiadas com as doações.

 

Higienização de vias de Ipatinga

Tão importante quanto auxiliar as pessoas que precisam de apoio durante a pandemia é unir esforços para higienizar os focos de transmissão do vírus e evitar que ele se prolifere na cidade. Em Ipatinga, com a parceria da prefeitura da cidade, a ação foi realizada com foco no apoio às comunidades, higienizando os locais de grande circulação de pessoas, como pontos de ônibus, praças, hospitais e unidades de saúde. 

Desafios de inovação: ideias que trazem benefícios para a vida das pessoas 

Em abril, o time do inovaAÍ, que é o programa de inovação da Usiminas, em ação conjunta a Fundação São Francisco Xavier, lançou o Desafio de Inovação, para que as startups e outras empresas com soluções inovadoras de saúde pudessem ajudar no combate contra o novo coronavírus. Entre todas as ideias inscritas, seis soluções foram escolhidas para serem implantadas nos próximos três meses nos hospitais da FSFX, como pilotos. Após os testes iniciais, especialistas farão uma avaliação para definir o que será implantado permanentemente. Conheça os vencedores e suas categorias!

Categoria Infraestrutura/Outros

1) UVMask: Módulo que realiza a desinfecção de máscaras, luvas e outros EPIs utilizando luz UV, que atua diretamente no DNA de bactérias, fungos e vírus e, assim, consegue realizar a higienização de objetos contaminados. A máquina é capaz de desinfectar cerca de 960 máscaras por dia, em ciclos de 5 minutos cada. Serão adquiridas 20 unidades para serem instaladas nos 4 hospitais da FSFX. 2) Predição de falha de equipamentos: essa solução é capaz de dizer qual, quando e porquê cada equipamento vai falhar, permitindo que sejam realizadas paradas programadas para manutenção das máquinas, evitando que elas apresentem problemas durante seu uso, o que poderia impactar os atendimentos do hospital.

Categoria Integração

3) Plataforma de integração de dados, que permite o compartilhamento de dados entre diversos sistemas de gestão, tais como sistemas desenvolvidos internamente, sistemas adquiridos de terceiros, soluções de startups, dentre outros, evitando erros e retrabalho, além de garantir maior produtividade das equipes do hospital.

Categoria Promoção da Saúde e Saúde Física, Mental e Bem-Estar

4) Sistema que ajuda o nutricionista a organizar, otimizar e ganhar agilidade nos atendimentos, podendo acompanhar o cliente em tempo real. O paciente, a partir de um aplicativo mobile, tem acesso facilitado às recomendações da sua nutricionista, podendo receber seus cardápios e orientações, além de poder enviar informações de seus hábitos, como quando realizou uma atividade física. Com esses dados, o nutricionista consegue realizar o acompanhamento de forma ágil. 5) Aplicativo mobile para acompanhamento de objetivos de vida profissional e pessoal dos colaboradores. Ele permite que a pessoa planeje suas metas de vida, carreira, estudos, saúde, lazer, sociais, de aquisições e, ainda, recomenda conteúdos para auxiliar o profissional a alcançar seus objetivos. Tudo isso com uso de ferramentas lúdicas, com quiz, jornadas e usando a inteligência artificial na personalização do conteúdo para cada usuário. 6) Solução analítica para acompanhamento de informações e números de saúde da comunidade, com telas de fácil assimilação, que incluem resumo financeiro, análise de internação, exames, consultas, pronto-socorro, análises preditivas, simuladores, tudo com uso de algoritmos de inteligência artificial e machine learning*. * Machine learning é o treinamento de máquinas para aprender com dados.

Saiu na imprensa: investimentos com foco na saúde

As iniciativas da Usiminas e de outras indústrias brasileiras para enfrentamento à Covid-19 foram tema do quadro Solidariedade S/A no Jornal Nacional, no dia 27 de abril. Ao todo, as companhias que integram o Instituto Aço Brasil destinaram R$73 milhões a ações de prevenção e compra de equipamentos hospitalares. Foram investidos, por meio da Fundação São Francisco Xavier – braço social, de saúde e educação, da Usiminas – quase R$27 milhões para compra de novos respiradores mecânicos, instalação de um andar inteiro dedicado a pacientes do coronavírus no Hospital Márcio Cunha de Ipatinga, e aquisição de novos leitos de UTI e equipamentos diversos. A FSFX é responsável pela gestão de quatro hospitais que são referência em MG e Baixada Santista, com parte expressiva dos atendimentos dedicados ao SUS. Também foram direcionados recursos para ações como a doação de 40 toneladas de alimentos, 150 mil máscaras de proteção para os colaboradores, familiares e comunidades e para a higienização de espaços públicos com grande circulação de pessoas em Ipatinga e Cubatão. Confira a reportagem:

Usiminas e FSFX – Juntas por você

Clique no Vídeo e conheça as iniciativas

Conheça abaixo algumas das principais iniciativas da FSFX:

  • Aquisição de 12 novos respiradores e monitores multi parâmetros para atendimento no Hospital Márcio Cunha (HMC), em Ipatinga;
  • Criação de uma nova Unidade de Terapia Intensiva, na unidade I do HMC, para atendimento específico dos casos de Covid-19;
  • Disponibilização de um andar de internação no HMC I para atender pacientes com o Coronavírus e que não necessitem de cuidados intensivos;
  • Suspensão de visitas, mantendo apenas a entrada dos acompanhantes conforme previsto por lei;
  • Suspensão dos procedimentos eletivos e ambulatoriais, com foco na redução do fluxo de pessoas na unidade hospitalar;
  • Adaptação no Pronto-Socorro do Hospital Márcio Cunha e criação de área de isolamento para casos suspeitos;
  • Aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) específicos para casos de Covid-19, com o objetivo de trazer ainda mais segurança aos profissionais e pacientes;
  • Reforço e adequação da Campanha de Vacinação contra a gripe, para que colaboradores e beneficiários possam ser vacinados de forma segura e eficaz;
  • Suspensão das aulas, por tempo indeterminado, do Colégio São Francisco Xavier para garantir que alunos e professores seguissem em isolamento domiciliar.

A Fundação São Francisco Xavier (FSFX), braço social da Usiminas, não tem poupado esforços para prevenir e minimizar a propagação do novo coronavírus (Covid-19) no país.Além de contar com equipes altamente capacitadas para atender aos pacientes de acordo com as orientações do Ministério da Saúde e possuir 4 hospitais de excelência, a FSFX vem adotando diversas medidas para garantir a segurança de todos.

Não se esqueça: higiene correta é fundamental

Uma das medidas mais importantes no combate ao novo coronavírus é o reforço da higiene. É importante termos atenção à forma correta de fazer a limpeza das mãos e dos ambientes.

Separamos algumas orientações importantes para você. Veja:

Mãos

  • Lavar as mãos com água e sabão é o método mais eficiente e indicado. Vale usar sabonete, xampu ou sabão em barra;
  • Durante 20 segundos, esfregue as palmas, o dorso, região entre os dedos, as pontas dos dedos, os polegares e os pulsos. Enxágue bem e use um papel ou toalha para fechar a torneira. Não é preciso usar álcool gel após lavar as mãos;
  • Use o álcool gel 70% para higienizar as mãos, espalhando o produto da mesma maneira que o sabão, apenas quando você não puder lavá-las normalmente. Use o produto após descer do transporte coletivo, utilizar caixas eletrônicos ou fazer compras nos supermercados, por exemplo;
  • Sempre que retornar para casa, lave novamente as mãos, mesmo que tenha usado álcool gel no período fora de casa.

Ambientes

  • O álcool gel não deve ser utilizado para limpeza de ambientes e superfícies. O produto não tem a mesma eficiência quando aplicado dessa maneira;
  • Para essa tarefa, utilize produtos comuns de limpeza, como sabão, água sanitária, desinfetantes ou limpadores multiuso. Você também pode aplicar o álcool líquido 70º para limpar superfícies;
  • Atenção para a gradação do álcool. Produtos abaixo de 65º ou acima de 75º não devem ser utilizados para a higienização. Os primeiros são pouco concentrados e os de muito alta concentração evaporam rapidamente, não sendo eficazes para matar o vírus. A informação sobre a gradação está escrita na embalagem do produto;
  • Reforce o cuidado em locais de maior trânsito ou contato como banheiros, cozinhas, maçanetas, corrimãos e puxadores de portas e janelas. Se você mora em edifícios, lembre-se de limpar os botões e puxadores dos elevadores, portarias e portas de garagens;
  • Limpe com frequência os celulares. Os aparelhos estão sempre em nossas mãos e em contato com o rosto. Use um pano macio ou papel-toalha, tomando cuidado para não encharcar ou deixar que o produto de limpeza molhe os conectores;
  • E lembre-se: lave sempre as mãos com água e sabão.

Sintomas e transmissão do novo coronavírus

Os sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. De acordo com o Ministério da Saúde, os principais sintomas são:

  • Febre;
  • Tosse;
  • Dificuldade para respirar.
vacinacao

Também segundo o Ministério da Saúde, as principais formas de transmissão são:

  • Gotículas de saliva;
  • Espirro;
  • Tosse;
  • Catarro;
  • Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
  • Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Continue se protegendo, cuide-se para o bem da sua saúde e de outras pessoas. Juntos, venceremos essa pandemia e sairemos fortificados para continuar escrevendo uma história repleta de bons acontecimentos.

Informações Fora de Série

Receba nossa seleção de novidades do mercado e da Usiminas.

Loading...