Blog da Usiminas

Entrevista – A integridade nas empresas Usiminas

O tema Integridade vem ganhando cada vez mais atenção no Brasil. Diante dos muitos episódios envolvendo corrupção ao longo dos últimos anos, os brasileiros estão menos tolerantes com esse tipo de atitude. E as empresas, claro, também estão se movimentando, investindo em programas e diretrizes que evidenciem o foco no comportamento ético.

Para falar um pouco sobre o assunto, conversamos com o gerente-geral de Integridade da Usiminas, Leonardo Frizeiro. No bate-papo abaixo, entre outras coisas, Leonardo fala sobre a atuação da área, incluindo o Programa de Integridade, as seis políticas da empresa, o Código de Ética e Conduta e o Canal Aberto. Confira!

Blog Usiminas – Para começar nossa conversa, como você definiria o termo Integridade e como você acredita que a integridade faz parte do dia a dia das pessoas no mundo inteiro?

Leonardo Frizeiro – Na minha opinião, Integridade é a manutenção de um valor, de uma crença, de uma regra, sejam eles individuais ou coletivos. Quando acreditamos em algo e quando isso é muito importante, nós falamos em nossa casa, em nossa comunidade, em nossa empresa, que não abrimos mão desse valor, dessa crença, dessa regra. Integridade na Usiminas é o conjunto de valores estabelecidos por meio de regras, que a empresa dita como fundamental para sustentar suas decisões de negócio. Esses valores e regras estão estabelecidos em nosso Programa de Integridade e devem pautar nossas condutas.

Blog Usiminas – Ao longo dos últimos anos, podemos dizer que o Brasil vive uma crise de valores, com seguidos escândalos de corrupção. De alguma forma, isso traz mais desafios e oportunidades para os profissionais da área de Integridade? Se sim, quais são eles?

Leonardo Frizeiro – Sim. Os Brasileiros não estão mais tolerando problemas de corrupção, pois cada um de nós vem sentindo o quanto a corrupção afeta as nossas vidas e os nossos valores individuais e coletivos. No Brasil, em especial após a operação Lava Jato, diversas empresas dos setores público e privado se estruturaram para proteger os seus valores e mitigar riscos de corrupção. Vem sendo um desafio e uma oportunidade para os profissionais da área de Integridade, pois isso envolve mudança comportamental e de cultura em todos os níveis organizacionais.

Blog Usiminas – Além de uma área de Integridade, a Usiminas possui também um Programa de Integridade. Qual o objetivo e qual a importância dessa atuação nas empresas Usiminas?

Leonardo Frizeiro – O Programa de Integridade da Usiminas estabelece as nossas regras para prevenir e combater práticas de corrupção. Tais regras estão presentem em nosso Código de Ética e Conduta e em outras seis políticas de Integridade. A estrutura de Integridade da Usiminas, que conta com o Departamento de Integridade, o Comitê de Conduta e o Comitê de Auditoria, tem o papel de disseminar o Programa de Integridade para que todos os colaboradores das empresas Usiminas, assim como todos os nossos stakeholders, conheçam e tenham suas ações pautadas pelo Código de Ética e Conduta e pelas seis políticas de Integridade.

Blog Usiminas – A atuação de vocês não se restringe aos colaboradores e colaboradoras da Usiminas. Existem diretrizes para os mais diversos públicos, incluindo fornecedores e clientes. Como e por que o público externo também deve ser envolvido nesse tema?

Leonardo Frizeiro – O Departamento de Integridade tem lançado diversas ações de conscientização ao público externo relativo ao programa de Integridade da Usiminas. É fundamental que o público externo entenda quais são as nossas regras de Integridade para que possam estar totalmente aderentes aos valores da nossa empresa. A Usiminas não tolera qualquer tipo de corrupção, atos anticoncorrenciais, práticas de conflito de interesses, entre outras em desconformidade com as condutas íntegras desejadas e apresentadas em nosso Programa.  A observância de nosso Programa é fator prioritário na escolha e na manutenção dos nossos parceiros de negócio.

Blog Usiminas – Um dos pilares de todo Programa de Integridade é ter um canal de denúncias para que o público possa comunicar questões que não estejam de acordo com o Código de Ética e Conduta e demais Políticas de Integridade da empresa. Como isso funciona na Usiminas?

Leonardo Frizeiro – O nosso canal de denúncias, conhecido como Canal Aberto, é uma ferramenta que pode ser utilizada pelo público interno e externo para manifestar situações contrárias ao Programa de Integridade. Qualquer pessoa pode denunciar e não precisa se identificar. Aliás, é nosso compromisso resguardar o anonimato e coibirmos qualquer tipo de retaliação aos denunciantes. Dentro da área de Integridade temos uma equipe dedicada ao tema do Canal Aberto, responsável pela apuração das denúncias que, quando confirmada, é submetida a avaliação do Comitê de Conduta, composto por membros nomeados pelo Conselho de Administração da Usiminas, para que as medidas disciplinas cabíveis sejam aplicadas.

  • Blog Usiminas – Gostaria de deixar uma mensagem final?

Leonardo Frizeiro – Gostaria de agradecer aos nossos colaboradores que direta ou indiretamente estão nos ajudando a fazer da Usiminas uma empresa cada vez mais integra. Nosso mote “Fazer o Certo Sempre dá Certo”, pautado pelo nosso Programa de Integridade, tem alcançado nossos quase 12 mil colaboradores e nossos milhares de clientes e fornecedores. No mês de setembro, lançamos o programa Embaixadores de Integridade, onde 34 colaboradores das diversas áreas e empresas Usiminas estão nos ajudando a disseminar o Programa de Integridade, sendo referência no tema nas suas respectivas áreas. O meu muito obrigado também aos Embaixadores de Integridade.

Informações Fora de Série

Receba nossa seleção de novidades do mercado e da Usiminas.

Loading...