Blog da Usiminas

Colaborador trabalhando

A evolução do nosso aço em 58 anos

Neste dia 26 de outubro, a Usiminas completa 58 anos de operações. Durante essa jornada, tivemos muitas conquistas e o nosso aço também evoluiu para atender o mercado cada vez melhor, sempre prezando pela qualidade na produção e na entrega

Para contar um pouco de como evoluímos para chegar até aqui, hoje queremos compartilhar com você um pouco da história do nosso aço. Vamos falar abaixo sobre o caminho trilhado para que ele se tornasse um produto de altíssima qualidade, com o capricho da Usiminas e feito especialmente para você. 

O início da nossa história com o aço

Em 1962, as operações da Usiminas se iniciavam com o acendimento do Alto-Forno 1 para a produção de gusa, em Ipatinga (MG). 

Três anos depois, em 1965, a produção da Usina passa a ter uma produção integrada, inaugurando a Laminação de Tiras a Quente e a Linha de Acabamentos de Tiras a Quente, que produz aços para uso geral, estrutural comum e estampável, para longarinas e rodas, para estrutura naval, para recipientes de pressão, para tubos de pequenos e grandes diâmetros, aço estrutural resistente à corrosão atmosférica e ao fogo, além de chapas e bobinas de aço para piso. Também foi inaugurada a segunda bateria da Coqueria, responsável pela produção do coque, o combustível do Alto-Forno, o qual também ganhou a segunda unidade. 

No mesmo ano, iniciamos a produção da Laminação de Tiras a Frio, responsável pela fabricação de aços de qualidade comercial como aços para estampagem, aço bake hardening, isotrópico, de média e alta resistência, microligado, dual phase, trip-transformation induced plasticity, resistente à corrosão atmosférica, estrutural resistente à corrosão atmosférica, para esmaltação vítrea, para embalagem e elétrico semiprocessado. 

A abertura do nosso Centro de Pesquisa e o Alto-Forno 3

Em 1971, é inaugurado o nosso Centro de Pesquisa, o maior em siderurgia da América Latina, estabelecendo a Usiminas em seu diferencial tecnológico e de qualidade no mercado. Três anos depois, vem o Alto-Forno 3, que nos possibilitou a capacidade de produção de 3,5 milhões de toneladas de aço por ano.

A primeira empresa durante a retomada econômica a ser privatizada nos anos 90

Em 1991, com a reabertura da economia, fomos a primeira empresa do país a ser privatizada, por estarmos preparados para o novo momento que o Brasil passava a viver. Isso nos permitiu fazer parcerias e expandir ainda mais o nosso negócio. Dois anos depois, a Usiminas assume o controle acionário da Companhia Siderúrgica Paulista (Cosipa), alocada em Cubatão (SP).

Fechando a década, inauguramos a Laminação a Frio 2, com capacidade para produzir 1 milhão de toneladas de aços laminados por ano.

Um novo século chega com novas entregas para nosso aço

O novo milênio se inicia com uma grande conquista para a Usiminas: a inauguração da Unigal, em Ipatinga (MG), fruto da joint venture entre a Usiminas e a Nippon Steel Corporation. Essa parceria nos permitiu produzir a linha de galvanização a quente (HDG), uma grande demanda por parte das montadoras. A nossa linha de galvanização a quente produz aço de qualidade comercial, para estampagem, bake hardening, de média resistência, de média resistência fosforado, de média e alta resistência microligado, além do dual phase. 

Em 2009, nasce a Soluções Usiminas, como consolidação das empresas Rio Negro, Dufer, Fasal e Zamprogna, e das unidades industriais Usial e Usicort em uma única companhia. A SU reforça nossa atuação em serviços, transformação e distribuição do aço, com unidades em quatro estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Pernambuco. 

Novas linhas em Ipatinga

No ano seguinte é implantada a tecnologia CLC na Usina de Ipatinga, permitindo a fabricação de chapas grossas com características especiais para o mercado naval e de óleo e gás, entre outros. Nossa linha de Chapas Grossas produz aços para uso geral; para construção naval e plataformas marítimas; resistente à corrosão atmosférica; para caldeiras e vasos de pressão; estruturais comuns e soldáveis de alta resistência; para implementos rodoviários, agrícolas e tratores; e para tubos de grande diâmetro. 

Em 2011, a Unigal inaugura uma nova linha de galvanização por imersão a quente. O investimento duplica a capacidade de produção de aços galvanizados da companhia. O ano de 2012 também foi muito importante para nós da Usiminas. Completamos 50 anos em atividade e inauguramos uma nova Linha de Tiras a Quente na Usina de Cubatão, uma das mais modernas em operação no mundo. Dois anos depois, tivemos a inauguração da Decapagem 3, na Usina de Cubatão , com o objetivo de atender a demanda do mercado por produtos decapados de alto valor agregado, para produção de rodas leves, peças automotivas, entre outros.

Em 2015, fomos escolhido como principal fornecedor de aço para a fábrica da Jeep no Brasil, localizada em Goiana (PE). Grande parte dessa conquista veio da nossa variedade em aços para o mercado automotivo, além da capacidade de adequar nossos produtos de acordo com as demandas dos clientes. A Usiminas realiza a customização dos produtos e a transformação do aço sob medida para montadoras. Um exemplo disso é o processamento de chapas, em que a Soluções Usiminas corta o aço na forma de blanks regulares, angulares e figurados.

Três anos depois, em 2018, criamos uma de nossas grandes inovações: o Usi Solar, o primeiro aço exclusivo para o mercado de plataformas fotovoltaicas. O produto contou com o desenvolvimento da Soluções Usiminas e do nosso Centro de Pesquisa e Desenvolvimento. O principal diferencial do Usi Solar é sua alta resistência à corrosão atmosférica, sem necessidade de pintura ou galvanização. Assim, durante sua produção há um menor gasto energético, o que torna seu custo mais acessível e com um maior benefício ambiental. 

Novos dias à frente 

Com quase seis décadas de operações, adquirimos muita experiência para conseguir produzir um aço com cada vez mais qualidade e o capricho Usiminas. Todo nosso trabalho e desenvolvimento só foi possível com a ajuda de nossos clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores que desde o começo acreditaram no nosso potencial e na nossa vontade de fazer acontecer. 

Muito obrigado pelo voto de confiança que nos fez chegar até aqui. 

Esperamos que venham muito mais anos de sucesso e desta nossa parceria!

Informações Fora de Série

Receba nossa seleção de novidades do mercado e da Usiminas.

Loading...