Blog da Usiminas

Entrevista – Os diferenciais das construções em aço

Entrevista – Os diferenciais das construções em aço

Leveza, flexibilidade e durabilidade. O aço possui uma série de características valiosas que tornam o produto um destaque em diversos segmentos, incluindo a construção civil.

Mas, afinal de contas, quais as grandes vantagens de usar o aço na construção? Quais são as tendências e produtos mais indicados? Para trazer uma explicação melhor sobre esses e outros tópicos, conversamos com o nosso colega Humberto Napoli Bellei, especialista de Planejamento Comercial na Soluções Usiminas, que possui vasta experiência no assunto. Confira a seguir:

Blog Usiminas – Para começar, quais são as principais vantagens e diferenciais das construções em aço na comparação com as soluções em concreto?

Humberto Bellei – As tecnologias são complementares. Cada vez mais a ideia da estrutura mista está sendo bem recebida e representa o futuro. Assim, vamos pegar o que tem de melhor em cada material e entregar para o cliente a melhor solução. Destaco algumas características da solução em aço e mista:

  • Velocidade de construção;
  • Industrialização;
  • Preço correto, sem variação ou surpresas;
  • Limpeza no canteiro;
  • Sustentabilidade;
  • Menor impacto nas edificações vizinhas;
  • Redução no custo das fundações;
  • Maiores vãos.

Blog Usiminas – Entre os aços e soluções que as empresas Usiminas oferecem, quais são mais indicados para o mercado de construção civil?

Humberto Bellei – Os aços estruturais na linha do Usi Civil 300  e Usi Civil 350, além do material USI SAC 300 e 350, de melhor resistência a corrosão. 

Temos também toda uma linha de materiais revestidos, muito usados em telhas e perfis leves, que podem atingir a espessura de até 3mm e revestimento de até 600g/m2 de zinco.

Blog Usiminas – Num ano em que a saúde acabou tendo destaque total nos noticiários, o nosso principal case de construção em aço foi a participação no maior hospital modular da América do Sul, em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. Conte um pouco sobre esse fornecimento.

Humberto Bellei – O sistema industrializado pede tecnologia compatível como a metálica . Assim, fechamentos e complementos devidos à precisão da estrutura foram também industrializados, permitindo uma obra rápida e segura. Nessa obra, a opção foi por material revestido, material galvanizado de usina, evitando a necessidade de outros tipos de proteção, como pintura.

Blog Usiminas – A região onde a obra está localizada influencia na escolha do aço? Algumas pessoas falam, por exemplo, que em áreas litorâneas, ter uma estrutura com aço resistente à corrosão acaba sendo um diferencial.

Humberto Bellei – Deve ser sempre classificado o meio aonde se vai colocar qualquer tipo de material, inclusive o aço. Essa classificação pode ser realizada por norma ISO ou outra classificação adequada. Assim, a escolha do material deve levar em conta seu local. A Soluções Usiminas, por exemplo, conta com uma grande variedade de aços para todos os tipos de ambiente.

Blog Usiminas – Construções em aço são uma aposta ou uma realidade no Brasil? Quais os principais desafios para que o segmento cresça ainda mais no país, como vemos em países desenvolvidos?

Humberto Bellei – Já é uma realidade. O grande desafio está em setores onde a estrutura ainda é pouco utilizada, como nas obras residenciais, que representam o grande volume no setor da construção civil. Outro grande desafio está na grade curricular, que ainda aborda pouco o tema.

Blog Usiminas – É possível destacar alguma tendência da construção em aço para o futuro?

Humberto Bellei – Sem dúvida a estrutura do futuro será mista. Vários materiais vão definir a melhor solução.

Blog Usiminas – Para finalizar, gostaria de destacar algum outro ponto sobre o assunto?

Humberto Bellei – No Brasil temos o Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), que reúne uma série de materiais gratuitos e de excelente qualidade. Já temos normas atualizadas e muito boas em termos de qualidade. Temos bibliografia, cursos on-line e presenciais de especialização. Temos agora uma retomada de crescimento e juros baixos. De forma bem positiva, temos todos os elementos para fazer crescer o uso da estrutura de aço no Brasil. Destaco que a Soluções Usiminas tem a possibilidade de fornecimento de perfis, chapas , laje metálica, telhas, terças já furadas e peças prontas para segmentos na área de energia, automotivo, indústria, construção civil e outros setores.

Informações Fora de Série

Receba nossa seleção de novidades do mercado e da Usiminas.

Loading...