quem somos

QUEM SOMOS

A Usiminas Mecânica é uma empresa de grande porte com mais de 50 anos de história atuando no mercado de bens de capital e montagens industriais. Em 2020, após um intenso processo de reestruturação, redirecionou estrategicamente sua área de atuação para os segmentos de Manutenção e Montagem Industrial.

OBRAS DE DESTAQUE

Neste novo cenário, a Usiminas Mecânica tem sido destaque na prestação de serviços, de obras, de grande porte:
Convertedor 4
GR SINTER 3 E ROD MILL 3
GR LTQ
Alto-Forno 2
PILARES DE ATUAÇÃO
SEGURANÇA
pilares
O olhar da Usiminas Mecânica está sempre voltado para a segurança. Por termos uma equipe consolidada na cultura Usiminas, temos obtido um resultado excelente na segurança, além de uma mão de obra diferenciada e muito qualificada a nível nacional e internacional. Valorizamos o planejamento e a segurança nas frentes de trabalho. O nosso foco é a busca do Zero Acidente, caminho que estamos trilhando diariamente.
 
QUALIDADE
Em um momento de tanta transformação e mudança, a Usiminas Mecânica foi recertificada em Segurança, Qualidade e Meio Ambiente. A empresa foi auditada e novamente recomendada à manutenção das normas ISO 9001:2015 (Qualidade), ISO 45001:2018 (Segurança) e ISO 14001:2015 (Meio Ambiente).
PROJETOS

SERVIÇOS DE MONTAGEM INDUSTRIAL

Convertedor 4 (Usina de Ipatinga)

Fabricação e montagem eletromecânica pela Usiminas Mecânica, o Convertedor 4, em Ipatinga, tem capacidade para 180 toneladas de aço. Mede aproximadamente sete metros de diâmetro e nove metros de altura. O material utilizado foi especialmente desenvolvido para proporcionar uma vida útil maior ao equipamento.
 
Alto-Forno2

Reforma do Alto-Forno 2

(Usina de Ipatinga)

A Usiminas Mecânica atuou na montagem, desmontagem e manutenção eletromecânica para a reforma do Alto-Forno 2. O equipamento tem capacidade de produzir cerca de duas mil toneladas diárias de ferro gusa e foi paralisado no mês de abril de 2020, em razão da pandemia da Covid-19. Com o apoio da Usiminas Mecânica na volta do forno, a Usina de Ipatinga volta a operar a plena carga na produção de ferro gusa.
SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

 

GR SINTER 3 E ROD MILL 3

A Usiminas Mecânica interviu em todos os equipamentos da linha da Sinterização 3, desde a máquina de sínter, resfriador, peneiras, transportadores e Rod Mill, com o objetivo de executar a substituição de componentes mecânicos nos equipamentos, além de melhorias no sistema elétrico, como novas rotas de cabos elétricos e substituição de painéis. Tudo para garantir que os equipamentos consigam retornar a plena carga a sua capacidade produtiva, garantindo a alta performance das mesmas durante seu ciclo operacional e proporcionando maior tempo de vida.
 
GR LTQ

GR LTQ

Com uma soldagem de qualidade superior, a Usiminas Mecânica se destacou nos serviços prestados de manutenção mecânica no grande reparo do LTQ (Laminador de Tiras a Quentes). Sua atuação se fez presente na manutenção mecânica em parte dos equipamentos da unidade, com destaques para o laminador e trem acabador. Através desse reparo, contribuímos para que os equipamentos retornassem à sua operação em melhores condições do que ele vinha apresentando anteriormente.
SERVIÇOS PRESTADOS

Manutenção e Montagem

Eletromecânica

Execução, Gerenciamento de Serviços de Obras de Montagem e Manutenção Eletromecânica em geral (Estruturas Metálicas Prediais e Industriais, Caldeiraria, Equipamentos mecânicos e Elétricos para os segmentos de Siderurgia e Mineração).
TRABALHE CONOSCO
As pessoas representam um dos principais pilares da Usiminas Mecânica. Consideramos nossos colaboradores, entre próprios e terceiros, o maior patrimônio da empresa e procuramos investir em seu crescimento e valorização. Se você busca oportunidades, insira seu currículo no nosso banco de dados para futuras oportunidades recrutamento.umsa@usiminasmecanica.com.br Havendo alguma vaga que se encaixe com o seu perfil, entraremos em contato.
GOVERNANÇA CORPORATIVA
SAIBA MAIS

Venha fazer parte da Usiminas Mecânica, em Ipatinga!

Usiminas encerra segundo trimestre do ano com resultado recorde

Usiminas retoma as operações do Alto-Forno 2 em Ipatinga