Tivemos conquistas relevantes também na nossa agenda ESG, com a entrada da Usiminas no Índice de Sustentabilidade da B3. Somos a única representante da indústria do aço no índice, que considera as empresas por sua sustentabilidade corporativa a partir de critérios de eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança.
O legado da Usiminas é construído, também, sob o pilar ambiental. Seguimos com a agenda de reforço nos controles ambientais das nossas unidades produtivas e com a atuação nas comunidades onde realizamos a identificação e recuperação de nascentes, a preservação de áreas verdes e a recomposição de matas ciliares, entre outras ações.
Em sintonia com o movimento das grandes organizações mundiais, reconhecemos, no Conselho de Administração, os desafios eminentes às questões climáticas e o nosso grande objetivo de caminhar para alcançar a neutralidade de carbono em 2050, compromisso mais importante na indústria do aço.
Os desafios técnicos e a viabilidade econômico-financeira são obstáculos a serem enfrentados, mas para os quais buscamos diariamente soluções eficientes. Iniciamos uma década de intenso investimento em tecnologia, que terá que contar com apoio de nível governamental, para poder converter a indústria, incluindo a do aço, na rota da neutralidade do carbono.
O ano de 2022 foi, ainda, um período de consolidações de iniciativas e estratégias que nos permitiram a conquista da segunda maior receita líquida da história da Usiminas. Continuaremos crescendo, inovando e nos dedicando a uma jornada de construção de legados às futuras gerações com ética, transparência e responsabilidade, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que abraçamos como participante do Pacto Global.
Encaramos estes desafios como oportunidades para que, na próxima década, estejamos em patamares ainda mais elevados no que diz respeito às práticas em atuação social, ambiental e de governança.
Alberto Ono – Presidente
Ter a oportunidade de celebrar neste ano de 2022 as seis décadas de operações da Usiminas nos faz percorrer por todas as construções e lembranças de uma trajetória de constante crescimento e adequação às necessidades do mercado e demandas da sociedade. Foi sempre com esse espírito que a Companhia atuou e vai continuar atuando. Estamos investindo diferentes recursos para termos uma atuação cada vez mais pautada nos princípios da Agenda ESG.
O compromisso com a sustentabilidade é um pilar fundamental para a longevidade do negócio. A perenidade da Usiminas, para além da nossa capacidade de operar de forma eficiente, se deverá ao reconhecimento por parte dos diversos públicos com os quais nos relacionamos de um trabalho que ultrapassa nossos muros, na preservação e recuperação ambiental, no incentivo ao desenvolvimento econômico das regiões onde estamos presentes e de uma ação social presente e transformadora. A indústria do aço é um segmento de investimentos significativos e de muito impacto no fomento da economia, o que exige não só responsabilidade social e ambiental, mas também diálogo transparente e saúde econômico-financeira, garantida por uma governança eficaz e por um plano de negócios alinhado ao mercado.
Os processos regulatórios possuem um caráter fundamental na definição das nossas estratégias e adequações sociais e ambientais. As mudanças e adaptações a novos tempos, tecnologias e demanda social exigem que a organização seja resiliente e dinâmica para se reorganizar em cumprimento às leis e, mais que isso, ao desenvolvimento sustentável. Estamos em um momento no qual as mudanças climáticas são um tema de extrema relevância para a nova forma de agir e pensar dos cidadãos e das empresas. As emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) tornaram-se uma preocupação global, alcançando os compromissos das grandes organizações mundiais. A Usiminas reconhece a necessidade de olhar para os seus investimentos contemplando a redução destes impactos sob a perspectiva de um novo futuro para o seu negócio.
Pensar em longevidade exige que sejamos capazes de olhar para nossos colaboradores e colaboradoras e para o potencial das comunidades com a certeza de que precisamos caminhar juntos para alcançarmos o lugar que desejamos ocupar. Gerar valor para as comunidades e para as pessoas que escolherem a Usiminas para trabalhar é um compromisso, alcançado por meio da promoção de renda, emprego, capacitação de mão de obra, iniciativas sociais, educacionais, esportivas e culturais, fomentando a economia local e criando legado para futuras gerações.
O ano de 2022, trouxe grandes avanços em diversas frentes da sustentabilidade da Usiminas, principalmente pautado nas ações para estruturação de sua agenda de descarbonização e sua atuação junto à cadeia de valor. Estabelecemos parceria para autoprodução de energia renovável com a
Canadian Solar, uma das maiores empresas de energia solar do mundo e, ainda nos primeiros meses do ano, assinamos a nova Carta de Sustentabilidade da World Steel Association (WSA), nos comprometendo com uma série de princípios que devem direcionar ações e posicionamentos relacionados às questões de sustentabilidade na indústria do aço.
Na agenda climática, a Usiminas assumiu compromisso com o combate às mudanças climáticas e respondeu aos questionários do CDP (Carbon Disclosure Project) nos módulos Combate à Mudança Climática e Segurança Hídrica. Treinamos líderes e equipes para a compreensão e atuação na agenda de descarbonização e passamos também a compor a carteira do ciclo 2023 do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3, sendo a única do setor na listagem.
o projeto Cadeia do Aço foram realizados eventos para fornecedores e visitas a clientes, em busca de alinhamento estratégico e identificação de oportunidades de iniciativas colaborativas em prol da sustentabilidade. Ainda no campo de iniciativas voltadas à capacitação de seus stakeholders, a Usiminas realizou um webinar para seus fornecedores para introdução à iniciativa do Pacto Global da ONU, da qual a empresa é participante desde 2021 e com a qual seguimos comprometidos.
Convido você a conhecer ao longo do relatório mais informações e outras iniciativas que marcaram o ano de 2022 na Usiminas.
Boa leitura!
Em 2022, a Usiminas (Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S.A) completou 60 anos de operação. Criada na cidade de Belo Horizonte (MG) em 25 de abril de 1956, a Usiminas entrou em operação em 26 de outubro de 1962, com a inauguração da Usina de Ipatinga, no interior de Minas Gerais.
Quase três décadas depois, tornou-se a primeira estatal brasileira a ser privatizada, em outubro de 1991. A Companhia iniciou um robusto processo de crescimento, integrando a Cosipa (Companhia Siderúrgica Paulista), em Cubatão-SP, empresas de distribuição e transformação do aço (Soluções Usiminas) e a atividade mineradora (Mineração Usiminas).
Hoje, a Usiminas é um dos principais grupos industriais do Brasil, líder nacional no mercado de aços planos e presente da extração do minério, à produção do aço e sua transformação.
Por meio de sua atuação, a Usiminas movimenta a indústria e contribui para o desenvolvimento do Brasil com operações nas mais diversas regiões do país.
É essencial ao negócio evoluir continuamente para que a Usiminas se mantenha como referência na indústria do aço. Com soluções integradas, customizadas e completas, os grandes desafios industriais são enfrentados, oferecendo aos clientes produtos e serviços de extrema relevância para as cadeias produtivas do mercado.
Desde o minério extraído na Mineração Usiminas, passando pelo aço produzido na Usiminas e transformado pela Soluções Usiminas, nossos produtos estão presentes nos carros, prédios, navios, eletrodomésticos, painéis solares, equipamentos agrícolas, máquinas industriais, torres eólicas, plataformas de petróleo, etc. Entendemos o valor deste trabalho com o reconhecimento de seu alcance à milhões de pessoas que experienciam todos os dias o contato com os resultados das nossas operações. Enxergar a responsabilidade da Usiminas como organização para a sociedade, nos torna responsáveis por meios de produção seguros, sustentáveis e que tem o ser humano como centro de importância.
*A Usiminas relatou em conformidade com o padrão GRI Standard Essencial. A Companhia também passou a incorporar alguns requerimentos das normas Sustainability Accounting Standards Board (SASB) e Task Force on Climate-related Financial Disclosures (TCFD).
Compreender o poder do resultado compartilhado é fundamental para a construção de uma organização perene e capaz de desenvolver a economia, o meio ambiente e a sociedade. Utilizando-se da inovação e do conhecimento acumulado, a Companhia reforça o seu compromisso com a sustentabilidade, desde as relações internas com colaboradores ao esforço em mitigar impactos relacionados ao negócio
Presente em toda a cadeia do setor siderúrgico nacional, desde a extração do minério de ferro até a produção e transformação do aço em produtos customizados, suas operações são segmentadas em 3 Unidades de Negócio, sendo, Unidade de Siderurgia, Unidade de Mineração e Unidade Transformação do Aço, distribuídas da seguinte forma:
• Belo Horizonte (MG)
• São Paulo (SP)
• Porto Alegre (RS)
• Ipatinga (MG)
• Cubatão (SP)
• Vitória (ES)*
• Itatiaiuçu (MG)
• Mateus Leme (MG)
• Itaguaí (RJ)*
• Guarulhos (SP)
• Betim (MG)
• Santa Luzia (MG)
•
Cabo de Santo Agostinho (PE)
• Taubaté (SP)
• Porto
Alegre (RS)
• Ipatinga (MG)
![]() |
Escritórios |
![]() |
Siderurgia |
![]() |
Mineração |
![]() |
Transformação do Aço |
Produção de aço bruto em 2022
Vendas de aço em 2022
Produção de minério
de ferro em 2022
Vendas de minério
de ferro em 2022
Movido pelo propósito de que “Fazer o certo, sempre dá certo”, o Programa de Integridade da Usiminas reúne políticas e Código de Ética e Conduta que são documentos cujo objetivo é fortalecer e nortear os padrões de conduta éticos e íntegros no ambiente de trabalho e nas relações com os parceiros de negócio, órgãos públicos e demais stakeholders. Ser uma Companhia íntegra, transparente e respeitosa são princípios que amparam o esforço e o comprometimento inegociável da Usiminas em respeitar os padrões éticos na condução de sua atuação.
É dever de todos atuar estritamente de acordo com as diretrizes constantes nas políticas abaixo:
O Departamento de Integridade desenvolve treinamentos que abordam os temas das 6 Políticas e do Código de Ética e Conduta acima mencionados, os quais são obrigatórios para 100% do público, independentemente do nível hierárquico e realizados de forma bianual. Para as outras Políticas os treinamentos são realizados para público mapeado de acordo com funções e atuação. As metodologias utilizadas contam com o acesso online ou presencial, também desenvolvidos através da Universidade Corporativa, área centralizadora dos treinamentos na Usiminas.
A Companhia também já ofereceu treinamento sobre o Programa de Integridade para 100% dos terceiros intermediários e 250 fornecedores mapeados
Para a Usiminas, inovar significa pensar em novas formas de fazer algo, obtendo melhores resultados e gerando valor para a Companhia. O desenvolvimento de tecnologias e o investimento em pesquisa tornam-se essenciais à medida em que as organizações buscam se manter competitivas no mercado se tornando mais eficientes e sustentáveis.
O InovaAí surgiu como uma ferramenta de fomento à inovação, constituindo uma plataforma criada para potencializar a execução de ideias criativas e promover uma mudança de mindset, contribuindo para manter a Usiminas em uma posição de pioneirismo na produção do aço e geração de resultados sustentáveis conectando diversos parceiros.
A Gerência Corporativa de Inovação, responsável pela área, desenvolve ações específicas para potencializar o surgimento de ideias inovadoras, entre elas, o programa InovaAí Ideias, que permite que todos os profissionais da Usiminas proponham ideias inovadoras e executem pilotos para comprovar se o projeto possui potencial de sucesso.
Dezenas de projetos de inovação estão em desenvolvimento visando ganhos econômicos e melhora da qualidade do trabalho, ou seja, ganhos de segurança, ambientais e de governança. Os ganhos obtidos com as iniciativas inovadoras são aferidos e validados pelo departamento responsável pelas avaliações econômico-financeiras, nesse caso a Engenharia Industrial, e, além disso, anualmente é realizada uma pesquisa com todos os colaboradores e colaboradoras para investigar a percepção sobre a inovação dentro da Companhia.
Dentre as atividades do time de inovação há eventos e capacitações culturais para disseminação do framework de inovação na Companhia, onde, em 2022 foram realizados mais de 70 eventos internos, alcançando cerca de 2.600 colaboradores, totalizando cerca de 5.000 horas de capacitações voltadas à mudança de mindset para Inovação e Transformação Digital.
No ano de 2022 foram executados cerca de 70 projetos pilotos utilizando mais de 30 parcerias com startups, e, dentre os vários ganhos obtidos, foram reduzidos 75 riscos de segurança e gerado um potencial de ganho econômico de mais de R$78 milhões/ano, tudo isso com soluções inovadoras propiciadas pelos próprios colaboradores. Os resultados econômicos reais alcançados com os projetos de inovação já ultrapassam R$ 18 milhões.
Com exemplo, em dezembro foi finalizado um projeto piloto desenvolvido com o objetivo de monitorar a atividade laboral de colaboradores de pontes rolantes por meio da utilização de pulseira inteligente, visando reduzir os riscos de fadiga e atuar preventivamente evitando acidentes.
Outro exemplo é o projeto de monitoramento das guardas laterais do Trem Acabador do Laminador de Tiras a Quente em Ipatinga, voltado a monitorar as guardas e tiras laminadas em busca de melhoria de performance e qualidade, com redução de sucateamento por curvatura e geração de corpo estranho nas tiras. Através do uso de câmeras de infravermelho e software de visão computacional, o processo é monitorado. O resultado desta iniciativa foi considerado de sucesso e agora é trabalhada uma solução definitiva robusta para esse equipamento.
A Usiminas avançou significativamente em iniciativas de inovação e reconhece o longo caminho a ser percorrido para a superação de desafios e aproveitando de oportunidades para tornar-se inovadora e sustentável.
Compreender a essencialidade de times diversos torna a Usiminas uma Companhia engajada em alcançar todas as esferas de um ambiente plural e inclusivo. Amparada pelo respeito, consolida seu compromisso em estabelecer relações humanas sustentáveis.
Para amparar as suas iniciativas e seu posicionamento perante os desafios e oportunidades desta temática, a Usiminas conta com o Programa Diversidade e Inclusão, sob responsabilidade da Diretoria de Gestão de Pessoas e Inovação. O Comitê Estratégico de Diversidade e Inclusão, composto por responsáveis de todas as áreas, exerce agendas bimestrais para desenvolver o tema e incorporar suas diretrizes. Além do Comitê, o Programa atua em diversas ações para fortalecer a evolução cultural de diversidade e inclusão e ações endereçadas às 05 (cinco) frentes que embasam os grupos de afinidade: Equidade de Gênero, Pessoas com Deficiência, Raça e Etnia, Gerações e LGBTI+. Os grupos são compostos por colaboradores e colaboradoras voluntários, estes nomeamos como guardiões da diversidade. As agendas são mensais, e cada grupo tem o compromisso de identificar oportunidades de melhorias na D&I, apresentar propostas de ações específicas para o grupo, ser ponto focal do programa nos sites, difundir as ações, influenciar os colegas de trabalho, e, principalmente, manter o programa vivo e ativo.
A Norma de Diversidade e Inclusão, lançada em janeiro de 2020 e revisada em janeiro de 2023, estabelece as diretrizes para o Programa de Diversidade e Inclusão com objetivo de favorecer a inclusão e a equidade entre colaboradores, permitindo a igualdade de oportunidades para desenvolvimento das potencialidades individuais, da empresa e da sociedade. Tem como premissa incentivar e promover o envolvimento, a conscientização e a participação das empresas Usiminas na transformação cultural para uma sociedade mais respeitosa às diferenças culturais, sociais e de identidade, bem como estimular colaboradores terceiros, parceiros, clientes e comunidade para que desenvolvam a visão para a importância da diversidade e inclusão.
Com o objetivo de fortalecer o Programa, a área de Gestão de Pessoas desenvolveu, em 2022, um trabalho diário de monitoramento da execução do plano de ação corporativo, da meta ESG e dos avanços quantitativos e qualitativos do Programa, potencializando ainda mais os seus resultados:
Superação da meta ESG,
com o objetivo de atingir a participação de ao menos 55% de mulheres nas turmas de
formação de aprendizes. O percentual alcançado no ano foi de 58,02%.
A 3ª Semana da
Diversidade e Inclusão, atingiu mais de 206 mil alcances, que inclui as
participações nas ações, visualizações dos conteúdos internos e redes sociais.
Realização de Rodas de
Conversas específicas por grupo de afinidade, contando com mais de 700
participantes.
Realização do Coaching e
Mentoring contemplando 37 colaboradores e colaboradoras.
25 colaboradores e
colaboradoras receberam a Formação para Mentores e Mentoras.
Aproximação e
apresentação do Programa D&I Usiminas para 34 empresas parcerias e fornecedoras.
Calendário D&I:
divulgação de matérias em canais de comunicação interna e em mídias sociais dando
destaque para 14 datas relevantes que reforçam a diversidade e inclusão, como, por
exemplo, Dia Internacional da Mulher, Dia de Reflexão e Luta contra a Discriminação,
Dia do Jovem, Dia do Orgulho LGBTI+, Dia da Consciência Negra, Dia Internacional da
Pessoa com Deficiência, entre outras.
Crescimento no número de
mulheres no efetivo consolidado, passando de 7,13% em 2019 para 9,7% em 2022.
Crescimento no número de
mulheres na liderança* de 7,4% em 2019 para 14,10% em 2022 (*gerente, gerente geral,
diretoria e estatutários)
Crescimento de pessoas
pretas no efetivo consolidado de 7,33% em 2019 para 9,84% em 2022.
A Usiminas atua em prol da preservação da biodiversidade, identificando, avaliando e mitigando os impactos de suas operações e participando de iniciativas locais que visem a preservação da biodiversidade. Existe o cuidado para que as áreas protegidas e preservadas possuam conexão entre si, buscando formar corredores ecológicos para fluxo da fauna e flora existentes na região.
A Companhia participa do Conselho Consultivo do Parque Estadual do Rio Doce em conformidade com a Lei 9.985/2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação. A Companhia integra o Conselho como representante titular do setor privado que atua na área de entorno da unidade de conservação.
A Usina de Cubatão está localizada em uma região de estuário, caracterizada por manguezais permeados por rios (Áreas de Preservação Permanente) além de estar na zona de amortecimento do Parque Estadual da Serra do Mar (Unidade de Conservação).
A Companhia possui ainda um sistema interno para registrar e gerir as queixas em relação a atitudes de desrespeito e danos à biodiversidade, investigando sempre que necessário, e promovendo ações de correção, mitigação e compensação dos impactos gerados.
O Projeto Xerimbabo Usiminas é um espaço de aprendizado em educação ambiental, de reflexão e de socialização de informações, implementando em cada edição recursos e propostas em sustentabilidade para informar, envolver e sensibilizar pessoas.
A tradicional exposição de educação ambiental, criada pela Usiminas em 15/10/1984, foi retomada na Usina em Ipatinga após a paralização em função da pandemia do COVID 19, com acesso gratuito para estudantes e toda comunidade.
Em 2022, o projeto contou com cerca de 10 mil visitantes em sua 36ª edição, realizada entre os meses de outubro e dezembro. Com o tema Lições Sustentáveis, o público foi convidado a aprender sobre a correlação entre as lições sustentáveis e a conservação ambiental. Em novo formato, a exposição foi realizada por meio de visitas guiadas pelo Centro de Biodiversidade da Usipa (Cebus) com os grupos previamente inscritos. Estudantes de 67 instituições de ensino, de 19 municípios de Minas Gerais, visitaram o projeto e contemplaram as ações ambientais
A Usiminas apoia há vários anos o Programa de Reabilitação da Fauna sem Lar por meio do CEBUS – Centro de Biodiversidade da Usipa. Em 2017, a USIPA firmou Termo de Cooperação com o IEF (nº 2101040501116/16) que respalda as atividades do Programa regulamentando suas ações e permitindo a busca por parceiros e patrocinadores, como a ARPAVA – Associação Regional de Proteção Ambiental do Vale do Aço.
Este programa prevê o acolhimento, tratamento e reabilitação de animais silvestres em condições de risco e, sempre que possível, a sua soltura para a natureza. Esses animais são apreendidos ou recolhidos pela Polícia de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros e IEF. O CEBUS, pela sua posição geográfica, constitui-se estrategicamente como um único ponto de apoio e interligação da região leste de MG até o CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres) do IEF em Belo Horizonte, funcionando como uma instituição de pronto atendimento, fundamental para os animais vitimados por acidentes, caça ou tráfico. Mesmo não sendo um Centro de Triagem, o zoo tem prestado auxílio aos órgãos, especialmente nos casos em que os animais necessitam de cuidados emergenciais, visando a sua saúde.
Aproximadamente 42% dos animais acolhidos são devolvidos à natureza, entre eles, tamanduás-mirins, gambás, passeriformes, pacas, furões, cachorros-do-mato, quatis, araras-canindé, gaviões e corujas de diversas espécies. Muitos desses animais são de espécies ameaçadas de extinção, como gavião-pato, jaguatirica, onça-parda, lobo-guará, papagaio-de-peito-roxo, papagaio-verdadeiro, entre outros.
Em alguns casos, a reabilitação para devolução à natureza não é possível devido ao longo período em que esses animais permaneceram em cativeiro, recebendo alimentação diferente do habitat original e desenvolvendo comportamentos que dificultam sua ressocialização. Nesses casos, os animais aguardam para serem incorporados ao plantel do zoológico ou são transferidos para outras instituições.
Atividades rotineiras realizadas através no CEBUS:
Programa de Recuperação e Preservação de Áreas Verdes
A Usiminas cultiva e fornece mudas de plantas para áreas verdes que estão no entorno da usina de Ipatinga (MG) com o objetivo de recompor e preservar todo o meio ambiente local. Além disso, também faz a manutenção preventiva contra incêndios.
Em 2022, foram produzidas no viveiro da Usiminas, aproximadamente 22.500 mudas. Dessas, 1.000 foram doadas para funcionários e comunidade durante projetos desenvolvidos pela Empresa
Usiminas Mobiliza pelos Caminhos do Vale
O
programa Usiminas Mobiliza pelos Caminhos do Vale, criado no ano de
2015, destina o agregado siderúrgico para a pavimentação de ruas e
estradas rurais na região do Leste Mineiro. A doação do material
permite a melhoria de infraestrutura da cidade e na vida da
comunidade, levando para milhares de pessoas o acesso à saúde e
educação com a segurança e facilidade proporcionada pelas estradas.
No ano de 2022 foram doadas mais de 736 mil toneladas de agregados
aos municípios participantes do programa Caminhos do Vale.
Usiminas Mobiliza Todos pela Água
No programa, os municípios que recebem o agregado siderúrgico para pavimentação de vias se comprometem a recuperar nascentes. Ao longo do Programa 5.519 nascentes foram identificadas e cadastradas, e 1.559 nascentes foram protegidas.
Atuando em mineração, siderurgia e transformação do aço, as empresas Usiminas reconhecem o quanto a gestão de impactos sociais é essencial à sustentabilidade da organização. Consciente do seu potencial de transformação e da sua influência econômico-social nas comunidades relacionadas às suas operações, a Companhia mantém iniciativas permanentes de engajamento e desenvolvimento nas comunidades.
Para além da gestão dos impactos, um dos compromissos da Usiminas é promover o desenvolvimento social e contribuir com as comunidades das quais faz parte.
Para a Usiminas a responsabilidade social acontece por muitos caminhos e para direcionar sua atuação a Companhia prioriza iniciativas com foco em três eixos:
A Usiminas acredita na força da cultura e na importância da identidade de cada território. Por isso investe em iniciativas que potencializam a arte, a história e os valores das comunidades.
A Usiminas tem consciência do potencial do esporte como ferramenta de promoção da saúde e do bem-estar físico, mental e social, por isso estimula a prática esportiva, por meio de projetos, ações e iniciativas nas comunidades, em suas variadas modalidades.
A Usiminas reconhece a relevância de qualificar e envolver a sociedade na realização de ações estruturantes que impulsionem o desenvolvimento das regiões. Para que isso aconteça, as empresas Usiminas apoiam iniciativas que promovam a formação e estimulam o protagonismo de instituições e agentes, frente às demandas dos territórios onde estão presentes.
A seleção destes projetos segue as orientações estabelecidas na Política de Patrocínios e Doações da Usiminas e prioriza o investimento em formação, inclusão e desenvolvimento social.
O sistema para recebimento de projetos está disponível
em:
https://projetar.usiminas.com
A Política de Patrocínios e Doações está disponível
em:
https://www.usiminas.com/programa-de-integridade/
Em 2022, foram realizadas 79 iniciativas nas comunidades das quais a Usiminas faz parte, ampliando o acesso da população à uma variada programação de shows e espetáculos teatrais e musicais, além de projetos esportivos voltados à saúde e ao bem-estar.
Atuando também no estímulo à economia criativa, a Usiminas fomentou o treinamento em Gestão e Desenvolvimento de Projetos Sociais para que entidades das cidades das regiões do Vale do Aço (MG), Serra Azul (MG) e Baixada Santista (SP) se capacitassem para pleitear recursos junto aos mecanismos fiscais. Das 73 entidades que tiveram representantes na capacitação, 17 já tiveram os seus projetos inscritos em algum mecanismo de incentivo fiscal e se inscreveram no Edital de Projetos Incentivados da Usiminas 2022.
O mercado cultural ganhou 40 novos profissionais das áreas técnicas de luz, som, palco e produção cultural, a partir do programa PTAC – Práticas e Técnicas para as Artes Cênicas, em Ipatinga, realizado pelo Instituto do Teatro Brasileiro (ITB).
Em Cubatão (SP), os alunos do projeto Cozinha Paulista passaram a ter novas perspectivas profissionais ao se formarem em cursos gastronômicos, com aulas práticas e teóricas de técnicas de cozimento, empreendedorismo, segurança alimentar, geração de renda e salvaguarda de receitas tradicionais.
Criada há 53 anos, a Fundação São Francisco Xavier é uma entidade beneficente de assistência social presente em cinco estados brasileiros e com mais de 6,3 mil colaboradores. Em 2022, manteve-se à frente de oito unidades, sendo elas: Hospital Márcio Cunha (HMC), Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC), Hospital de Cubatão (HC), Hospital Maternidade Vital Brazil (HMVB), operadora de planos de saúde Usisaúde, Centro de Odontologia Integrada (COI), VITA – Soluções em Saúde Ocupacional e Fundação Educacional São Francisco Xavier.
O Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC) conta com 120 médicos de diversas especialidades, equipe multidisciplinar e administrativa formada por 465 colaboradores. Com 83 leitos de enfermaria e 20 leitos de UTI. O HMCC atende às áreas de ambulatório, internação, UTI, maternidade, pediatria, centro cirúrgico e serviços de diagnóstico, destinado exclusivamente aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Desde maio de 2016, o Hospital é administrado pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX) e é referência para uma população de 225 mil habitantes dos 12 municípios da microrregião de Itabira (MG).
O Colégio São Francisco Xavier é referência em educação na região, com cerca de 3 mil alunos, e é reconhecido por ser o primeiro colégio do país a alcançar a certificação ISO 9001 para seu Sistema de Gestão da Qualidade de Educação de níveis Fundamental e Médio.
A unidade precursora localizada em Ipatinga (MG) contempla desde a primeira fase da educação infantil, o berçário, aos cursos de pós-graduação em parceria com a PUC Minas. A instituição tem ainda a Escola de Esporte, CSFX Integral, o Programa Bilíngue em parceria com a International School, projetos de educação em segurança e saúde e a disciplina Mind Markers.
Em 2022, o Colégio participou de 20 olimpíadas pelo País. Alguns destaques do ano foram as Olimpíadas Nacional de Ciências, em que os estudantes conquistaram duas medalhas de ouro, quatro de prata, quatro de bronze e 16 de Honra ao Mérito. Em outra competição, a nível municipal, alunos do Colégio venceram os prêmios de 1º e 2º lugar nas duas categorias do concurso de desenho e redação sobre proteção e preservação de Quatis, promovido pelo Rotary Club de Ipatinga (MG). O objetivo é conscientizar, através da educação ambiental e de trânsito, a utilização das vias urbanas com segurança e incentivar mudanças de comportamento na preservação do meio ambiente, como estilo de vida e desenvolvimento sustentáveis.
O Hospital Márcio Cunha (HMC) é um hospital geral de alta complexidade, com 548 leitos e três unidades, sendo duas do HMC e uma unidade de tratamento oncológico. Atende a uma população de mais de 800 mil habitantes no leste de Minas Gerais e presta serviços nas áreas de ambulatório, prontosocorro, internação e apoio diagnóstico. Conta com cerca de 500 médicos em 50 especialidades e 91 residentes em 17 especialidades. Atende a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), de convênios e da Usisaúde.
Acreditação com Excelência, concedido pela Organização Nacional de
Acreditação (ONA).
Prêmio
HIMSS Elsevier Digital Healthcare Brasil e América Latina
Certificação internacional da Det Norske Veritas International
Accreditation Standard (DIAS/NIAHO)
Alinhado ao seu propósito de “Reinventar a saúde e a educação com paixão para transformar vidas”, em 2022, o Hospital Márcio Cunha avançou na digitalização de processos tendo como foco a ampliação da autonomia do cliente (Totens de Atendimento e Aplicativo) e a eficiência de processos (Inteligência Artificial no Faturamento e Navegação do Cuidado Oncológico). A unidade foi contemplada, ainda, com o certificado Top Performer pela excelência nas UTIs, além da certificação no estágio 5, no programa Safety Zone, excelência na prevenção do TEV, conduzido pelo Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente IBSP, em parceria com a Sanofi.
O Centro de Odontologia Integrada (COI), em Ipatinga (MG), celebrou, em 2022, 41 anos de serviços prestados à comunidade. O COI foi o pioneiro no Estado a obter a certificação ISO 9001 entre as instituições odontológicas e mantém os melhores indicadores de saúde bucal divulgados no Brasil. Conta com 45 unidades odontológicas para atendimento em 12 especialidades, sendo 65 cirurgiões dentistas, 30 técnicos em saúde bucal, 06 radiologistas, 85 auxiliares em saúde bucal e 29 profissionais na área administrativa.
Em 2022 foram realizados, aproximadamente, 380.817 mil procedimentos desde a promoção da saúde até atendimentos da alta complexidade. Além da clínica sede, o COI manteve outras unidades de atendimento, localizadas na área interna do Hospital Márcio Cunha, e Unidade Avançada do Canaã, totalizando 52 consultórios. Soma-se à sua estrutura a Central de Materiais Esterilizados, duas salas de raios-X, uma sala para tomografia computadorizada e 1 laboratório de prótese digital.
O Hospital e Maternidade Vital Brazil (HMVB), em Timóteo (MG), conta com uma cobertura para casos de urgência e emergência 24 horas por dia. Atualmente com 89 leitos, sendo 55 deles dedicados a atendimento ao SUS, a unidade presta serviços de unidade de terapia intensiva (UTI) para adultos; leitos de internação para as especialidades de clínica médica, pediatria, cirurgia geral e ortopedia; maternidade; e exames de imagem e laboratoriais. Em 2022, foi inaugurada a UTI pediátrica, que conta com 10 leitos.
A Fundação São Francisco Xavier administra o Hospital de Cubatão (HC) há cinco anos. Entre os resultados e avanços obtidos, estão mais de um milhão de exames, sete mil procedimentos cirúrgicos, 40 mil internações e cinco mil partos. Em 2022, o hospital manteve 125 leitos, sendo 100 para atendimento ao SUS e 25 leitos para convênios, e com 32 especialidades médicas. Ao assumir a administração do HC, além do investimento em equipamentos e melhorias estruturais, a Fundação inaugurou o Centro de Alta Complexidade, situado no prédio do antigo teatro de Cubatão (SP). O espaço realiza serviços ambulatoriais e atendimento em oncologia e hemodiálise, que antes não eram ofertados na cidade.
Em 2022, o HC conquistou a recertificação da acreditação ONA nível 2 (Acreditado Pleno), que avalia os critérios de segurança e exige da instituição uma gestão integrada dos processos, viabilizando ações de melhorias entre eles.
Com 30 anos de mercado, a Usisaúde é a maior operadora filantrópica do país e a mais renomada no Vale do Aço, com 60% de participação de mercado na região. Por cinco anos consecutivos, a Usisaúde recebe a nota máxima do IDSS (Índice de Desempenho da Saúde Suplementar), principal avaliação das operadoras de planos de saúde, feita pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Oferecendo atendimento médicohospitalar, odontológico e transporte aeromédico, a operadora de plano de saúde da Fundação São Francisco Xavier conta com atendimento na rede própria, além de toda rede credenciada com 225 hospitais parceiros, clínicas, laboratórios e médicos de diversas especialidades.
Em 2022, a Usisaúde, operadora de planos de saúde, comemorou 30 anos de história com um grande projeto de expansão e foi certificada na RN 507 – Nível II (prata), norma da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, que é uma certificação de boas práticas para gestão organizacional e gestão em saúde cujo objetivo é a qualificação dos serviços prestados pelas operadoras de planos de saúde.
A VITA – Soluções em Saúde Organizacional, cujas atividades são regulamentadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), atua na prestação de serviços especializados em segurança, saúde ocupacional e meio ambiente, somando mais de 180 mil vidas sob sua gestão. Na unidade do VITA no Bom Retiro todos os exames ocupacionais são realizados no mesmo local, evitando o deslocamento dos clientes por várias clínicas. Suas especialidades vão desde higiene ocupacional, com a realização de avaliações ambientais dos agentes químicos, físicos e biológicos, a controle de saúde ocupacional dos colaboradores.
Quando falamos em sustentabilidade na realidade das empresas, há algumas questões que devem ser consideradas. Estruturar uma governança e processos corporativos e produtivos que consideram a sustentabilidade em sua estratégia é um passo fundamental. Além disso, o engajamento com as diversas partes interessadas que impactam a Companhia, e são impactadas por ela, também é um ponto sine qua non para o sucesso da implantação dessa agenda de forma a gerar valor para todos os stakeholders.
Sendo assim, focada no amadurecimento da gestão da sustentabilidade das suas operações, a Usiminas deu um novo passo em 2022 com a estruturação da sua Diretoria Corporativa de Sustentabilidade e Relações Institucionais. Responsável pela articulação das mais diversas agendas da pauta ESG na Companhia, a nova área buscou fortalecer o engajamento interno com a realização de 05 eventos em formato de live e debates com importantes stakeholders externos como forma de reforçar a cultura da sustentabilidade e o engajamento de nossos times internos.
Como parte da reestruturação, as atividades do Comitê de Sustentabilidade, que tinha periodicidade trimestral, foram incorporadas à agenda da Diretoria Estatutária, agora com periodicidade mensal. A iniciativa teve como objetivo trazer maior interação da alta direção da Usiminas com os principais temas que impactam a sustentabilidade da Companhia e a velocidade para a tomada de decisões.
As metas ESG para 2022 foram estabelecidas em alinhamento aos temas materiais da Companhia e a importantes temas da agenda de desenvolvimento sustentável global:
METAS | STATUS | COMENTÁRIO |
Atingir a recirculação de água de 94,6% até 31/12/2022 | Atingida | Nível de recirculação de 94,7% |
Contratar ao menos 10% do consumo total de energia a partir de energia limpa e renovável para 2025 | Atingida | Meta atingida com a parceria firmada com a Canadian para autoprodução de cerca de 12% |
Engajamento de 75% dos Fornecedores Críticos para Escopo 3 à agenda climática da Usiminas até 31-12-2022 | Atingida | No 2T22, 86% responderam à etapa de coleta de dados. No 4T22, a Usiminas encaminhou uma carta de recomendações aos fornecedores engajados |
Atingir ao menos 55% de mulheres nas turmas de formação de aprendizes até 31/12/2022 | Atingida | No 4T22 esse indicador foi de 58,0% |
Executar 80% dos pilotos de inovação com potencial de redução no risco de segurança | Atingida | 100% dos pilotos foram executados |
100% da produção de laminados, certificados nas Normas RoHS e ELV | Atingida | 100% |
Realização de Inventário GEE para MUSA e Soluções Usiminas até 31/12/2022 | Não Atingida | Concluído para MUSA. Conclusão para Soluções Usiminas prevista para 2023. |
Taxa de frequência de acidentes (CPT) abaixo ou igual a 0,3 em 2022 | Não Atingida | A taxa foi de 0,61. A Companhia continua adotando diversas ações preventivas |
Índice Geral de Satisfação dos Clientes igual ou superior a 89,7& em 2022 | Não Atingida | O índice geral de satisfação dos clientes acumulado foi 88,9% |
Implementação do Programa de Compliance Ambiental até 31/12/2022 | Não Atingida | Itens adicionais estabelecidos, ocasionando alterações no cronograma e extensão do prazo |
A Usiminas demonstra um comprometimento concreto em todos os níveis de governança com as suas metas, reconhecendo seus desafios e atuando de forma resiliente em reestruturações necessárias. Consciente de que um trabalho constante trará resultados permanentes, a Companhia segue evoluindo, estabelecendo diálogos transparentes e internalizando a participação de seus stakeholders no engajamento ao desenvolvimento sustentável.
Alguns destaques da gestão da sustentabilidade, são:
É a única
empresa do setor que compõe a carteira do ISE-B3, o Índice de
Sustentabilidade da Bolsa de Valor do Brasil;
Compõe a
carteira do Índice de Carbono Eficiente, da B3;
Metas ESG
nortearam parte da remuneração variável dos executivos também em
2022.
A constante dedicação em estabelecer diálogos com stakeholders, trouxe direcionamentos e resultados importantes para a Usiminas. A capacidade da Companhia de se conectar com suas partes interessadas é responsável por grandes transformações e o ano de 2022 representou um ciclo de avanços, ainda que exista um longo caminho a ser percorrido.
Abaixo o conjunto de metas de sustentabilidade para o ciclo de 2023. Estas metas estão atreladas à remuneração variável da Alta Gestão da Usiminas.
Tema material | Meta | ODS |
Gestão de pessoas | Objetivo de Zero Acidentes, com cumprimento do Planejamento Estratégico de Segurança, com foco no atingimento do índice de Segurança de 1,0 | 3 e 8 |
Gestão de pessoas | Atingir 18% de mulheres em cargos de liderança em 2023 | 5 |
Mudanças climáticas | Realização de inventário GEE na Soluções Usiminas até 30/09/2023 | 13 |
Mudanças climáticas | Adesão da Mineração Usiminas no Programa Brasileiro GHG Protocol | 13 |
Relacionamento com stakeholders | Melhoria no Índice Geral de Satisfação dos Clientes | 12 |
Relacionamento com stakeholders | Sustentabilidade na cadeia de fornecedores, com fortalecimento dos relacionamentos e redução dos riscos em 75% dos fornecedores estratégicos | 12 |
Relacionamento com stakeholders | Sustentabilidade na cadeia de fornecedores, com fortalecimento dos relacionamentos e redução dos riscos em 75% dos fornecedores estratégicos | 17 |
Gestão de recursos naturais e impactos ambientais | Doação de 100% do agregado siderúrgico gerado em 2023 para o programa Caminhos do Vale | 12 |
Quando se fala sobre os desafios para a sustentabilidade na cadeia do aço, alguns temas ganham destaques como: i) saúde e segurança dos colaboradores; ii) economia circular e o relacionamento com a cadeia de valor downstream; iii) mudanças climáticas e descarbonização;
Em relação à saúde e segurança, as operações de Ipatinga e Cubatão possuem certificação ISO 45001 e há um esforço contínuo de toda a Usiminas para a busca constante da meta Zero Acidente. O Plano Estratégico de Segurança da Companhia se apoia em seis eixos estratégicos: Cultura, Comportamento e Comunicação, Gestão de Riscos Críticos, Gestão da Rotina de Segurança, Segurança de Processo, Melhoria Tecnológica e Suporte Técnico e Segurança de Terceiros.
O aço produzido pelo setor possui uma alta taxa de reciclagem, o que torna a Usiminas um ator relevante para fomentar a economia circular na sua cadeia de valor. Além disso, há uma preocupação constante da Usiminas com a excelência na qualidade dos seus produtos. Dessa forma há uma maior durabilidade dos produtos entregues aos clientes, bem como uma melhor qualidade aumenta a eficiência dos clientes no uso do aço.
Isso se conecta ao atual grande desafio para a Companhia, que é a descarbonização. O processo de mudança direcionado à redução das emissões de gases de efeito estufa permeia as relações com os clientes e fornecedores, além dos desafios culturais e tecnológicos para atendimento às soluções ideais para o contexto industrial. A Usiminas acompanha as principais referências do setor siderúrgico mundial, em especial aos seus acionistas controladores, para se manter atualizada aos mais eficientes mecanismos de descarbonização do setor siderúrgico. A gestão desta agenda passa pelo Comitê de Descarbonização que se reúne mensalmente e assessora a Diretoria Corporativa de Sustentabilidade e Relações Institucionais com informações e fundamentos para a discussão nas reuniões mensais da Diretoria. Os resultados de todo esse trabalho são levados ao Conselho de Administração semestralmente.
Dessa forma, a gestão da sustentabilidade na Usiminas vai além do monitoramento de métricas para reportes e aplicação a índices, mas com foco em cuidar das pessoas, sejam internas ou externas à Companhia, melhorias contínuas de produtos, eficiência dos processos produtivos, eficiência energética, reestruturação de processos, dentre outros. Todas iniciativas capazes de melhorar sempre o desempenho da Usiminas, visando a geração de valor para as suas partes interessadas.
É assim que a Usiminas trabalha para uma cadeia do aço mais sustentável e resiliente.
Nos últimos anos a Usiminas passou a contar com a consultoria especializada com o objetivo de mapear e avaliar os riscos e oportunidades relacionados às mudanças climáticas para a Usiminas. Os fatores de risco aos quais a Companhia e suas operações estão expostas consolidaram também os riscos físicos capazes de comprometer as atividades regulares da Usiminas.
A Gerência de Gestão de Riscos apoiou as áreas responsáveis na identificação dos controles atuais que são capazes de reduzir a probabilidade de materialização dos riscos identificados, bem como iniciativas e melhorias que pudessem contribuir para redução de sua criticidade. O tema foi validado pelas Diretorias das Usinas de Ipatinga e Cubatão, e compartilhado com o Comitê de Gestão de Riscos em 2022. Cada área de negócio é responsável por identificar os riscos inerentes às suas atividades, e sobretudo, os riscos climáticos que possam impactar as rotinas internas da operação em um processo de negócio. Nos casos em que estes riscos possam impactar de forma relevante a Companhia sob as dimensões financeira, reputacional, regulatória, ambiental, saúde e segurança ou operacional, a Gerência de Gestão de Riscos atua no suporte e inclusão do tema na matriz de riscos corporativa.
O tema descarbonização tornou-se uma pauta semestral discutida no Conselho de Administração e teve esta iniciativa consolidada pela criação do comitê de Descarbonização, que tem como sponsor o vice-presidente de planejamento corporativo e conta com a participação das áreas de Sustentabilidade, vice-presidência industrial, Planejamento Corporativo, Engenharia Industrial e Centro de Pesquisa e Desenvolvimento. A Usiminas conta com a Diretoria Corporativa de Sustentabilidade e Relações Institucionais, responsável pelo acompanhamento de todos os temas específicos relacionados à agenda de sustentabilidade da Companhia.
A Usiminas ainda não avaliou o potencial impacto financeiro relacionado às mudanças climáticas. Aguardamos a definição quanto ao instrumento/mecanismo de precificação de carbono a ser adotado em uma eventual regulamentação pelo governo, cobertura do escopo de emissões, preço do carbono, alocações gratuitas, dentre outros.
Através dos estudos e demais práticas citadas, a organização inicia a gestão dos riscos climáticos buscando alinhamento às diretrizes do TCFD de forma a demonstrar a responsabilidade corporativa em incorporar efetivamente a gestão de riscos climáticos à sua cadeia e gestão de riscos e governança institucional.
O Inventário de Emissões de GEE, referente ao ano de 2022, está em processo de asseguração e será disponibilizado em agosto/23 no site da Usiminas.
Seis décadas transformando sonhos em realidade, por meio da força do nosso aço, que está espalhado por esse Brasil todo. Chegamos aos 60 anos com orgulho do que construímos até aqui, por contribuirmos para o desenvolvimento da indústria brasileira, atendendo às demandas dos nossos clientes com o capricho que é marca da Usiminas.
E tudo isso feito por gente que se dedica diariamente à construção destas soluções.
Seja na pesquisa, na criação, na produção, na qualidade, no atendimento ou no trabalho de apoio realizado pelas mais diversas áreas. Tudo, sempre com Segurança. Juntos, somos essa empresa que está em movimento.
A Usiminas segue reafirmando o compromisso que norteou sua criação: permanecer com o foco no futuro, nas pessoas, nos clientes e na geração de resultados sustentáveis. Assim nascemos e assim vamos continuar: abertos ao novo, cuidando do meio ambiente. Com foco na Diversidade e Inclusão. Na Responsabilidade Social, por meio do apoio a projetos que transformam a realidade da sociedade.
Aliás, transformar é algo que está no nosso DNA. Afinal, o aço se transforma em soluções para as pessoas. E com o aço, transformamos o nosso país.
As comemorações se iniciaram ainda em 2021, com a inauguração do Centro de Memória Usiminas, em Ipatinga, um local que dá ao público acesso, de maneira interativa e com recursos de tecnologia, à história da indústria do aço, da própria Usiminas e do município. O equipamento está localizado no Grande Hotel, tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico de Ipatinga e expõe o acervo de arte reunido pela Usiminas ao longo das décadas.
A partir desse marco, a Usiminas deu início a um ano de ações envolvendo seus colaboradores, parceiros, clientes e comunidades onde está presente. Conheça algumas das iniciativas realizadas:
Apresentação de
espetáculos musicais inéditos, inclusive em cidades do interior do país: Cinderella,
Madagascar, Clube da Esquina, Turma da Mônica.
Patrocínio à temporada a
Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) e à Fundação Clóvis Salgado, em
Belo Horizonte.
3,6 mil cortesias
distribuídas a colaboradores e familiares para eventos culturais, outras 4 mil
destinadas a entidades sociais.
Concertos Clássico de
Cinema, no Grande Teatro do Palácio das Artes.
Concerto Filarmônica na
Praça, reunindo mais de 7 mil pessoas em Belo Horizonte.
Corridas do Aço (Itaúna,
Ipatinga e Cubatão), com cerca de 8 mil participantes e mais de 7,5 toneladas de
alimentos doados a instituições de várias cidades.
Além disso, a Usiminas promoveu inúmeras ações voltadas ao envolvimento das comunidades:
Estímulo à participação
em atividades gratuitas realizadas em várias cidades.
Realização de ações nas
unidades com projetos patrocinados.
Programas para receber
colaboradores e familiares, como Histórias do Aço, Histórias da Mineração, Portas
Abertas, Rota 60.
Influenciadores internos
atuando como embaixadores da marca para divulgar iniciativas realizadas pela
Usiminas.