Blog da Usiminas

Aço em Uso: Energia Solar

Aço em Uso: Energia Solar

Da bicicleta ao avião, das pequenas casas aos grandes arranha-céus, da geladeira às estruturas dos painéis de energia solar. O aço é um dos materiais mais versáteis do mundo e na série Aço em Uso mostramos algumas dessas inúmeras utilizações.

No texto de hoje, falaremos sobre o nosso aço voltado para o mercado de Energia Solar. Confira!

Apoio a um mercado em ascensão

De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar), a quantidade de MegaWatts de energia solar instalada no Brasil cresceu mais de cinco vezes nos últimos dois anos, saltando de 588,7 MW, em 2018, para 3 mil MW, em julho deste ano. Para atender a essa demanda que cresce a cada ano, é necessário oferecer uma estrutura adequada. Atenta às tendências, a Usiminas lançou em 2018 o USI-SAC Solar Power, aço exclusivo para uso em estruturas que sustentam os painéis solares.

A utilização do USI-SAC Solar

Você, provavelmente, já viu um painel de energia solar como esse da imagem acima, não é mesmo? Mas você sabia que por trás de todas aquelas peças de vidro há uma estrutura em aço para dar suporte? É aí que entra a utilização do USI-SAC Solar.

Como toda boa estrutura, a dos painéis solares precisa prover segurança no processo de instalação e ser firme o suficiente contra ações de ventos ou tempestades, garantindo que o painel não saia voando ou seja danificado.

No caso do Usi Solar, especificamente, atuamos tanto produzindo as peças dos projetos dos clientes quanto elaborando todo o projeto de estrutura fixa, desenvolvida pela equipe da Soluções Usiminas. Sendo assim, o aço é oferecido para dois tipos de projetos: o primeiro para geração centralizada e o segundo para geração distribuída.

A geração centralizada é voltada para grandes empresas como as multinacionais, por ter um custo mais elevado, além dos equipamentos exigirem um espaço maior. O cliente envia para a Soluções Usiminas o seu projeto e, assim, são produzidas as peças, que são levadas ao local da obra.

Já a geração distribuída é pensada para obras menores, muito procurada por construtoras, para ser usada em novos edifícios, além de outras obras de solo com até 5 MW de potência. Atendemos tanto fornecendo as peças dos projetos dos clientes quanto elaborando o projeto, para melhor adequar a implementação do Usi Solar de acordo com as diferentes necessidades de cada cliente. A Soluções Usiminas faz o cálculo das peças, que aqui formam uma estrutura fixa e mais compacta, tendo um custo mais reduzido.

Pioneirismo e custo competitivo

O USI-SAC Solar é resistente à corrosão atmosférica e é uma alternativa que não demanda pintura ou galvanização. Chegou ao mercado como o único aço no mundo específico para plantas fotovoltaicas e com um custo bastante competitivo.

Um bom exemplo de utilização do aço é na estrutura que suporta os painéis solares do projeto Usina Fotovoltaica Verde Vale III, instalado no município de Guanambi localizado ao Sul da Bahia. Atualmente, também estamos fornecendo 5 mil toneladas de Usi Solar para outra obra.E vale lembrar que quando o assunto é aço para o mercado de energia, a Usiminas possui uma ampla gama de soluções. Confira aqui os detalhes sobre o fornecimento de aço para torres eólicas no mercado internacional.

Informações Fora de Série

Receba nossa seleção de novidades do mercado e da Usiminas.

Loading...