Blog da Usiminas

As iniciativas ambientais da Usiminas na usina de Ipatinga

As iniciativas ambientais da Usiminas na usina de Ipatinga

Aqui na Usiminas, sabemos que a conservação do meio ambiente é fundamental para o desenvolvimento sustentável, para a qualidade de vida e para o bem-estar das comunidades nas quais estamos inseridos. Pensando nisso, investimos recursos em iniciativas ambientais que promovem o cuidado com a biodiversidade e com o ambiente ao redor de nossas Usinas. 

Graças às ações da Usiminas, Ipatinga possui um dos maiores índices de área verde do país. Confira as principais iniciativas ambientais da Usiminas na usina de Ipatinga!

Central de monitoramento ambiental 

A Usiminas foi a primeira siderúrgica do país a implementar uma Central de Monitoramento Ambiental, onde são integrados dados de monitoramento das emissões atmosféricas de fontes fixas e fugitivas por meio da RAMP – Rede Automática de Monitoramento de Partículas. 

No monitoramento, também são incluídas imagens dos principais processos da Usiminas, dados de monitoramento que ocorrem nos bairros da cidade de Ipatinga (incluindo dados meteorológicos), que permitem a melhoria do nosso processo e tratativas imediatas de eventuais ocorrências. 

Contenção de partículas

Com o objetivo de conter as partículas dos materiais produzidos pelos processos produtivos das usinas, a Usiminas investiu em vários mecanismos, como:

  • uso de polímeros: produto biodegradável que forma uma camada de proteção em cima das pilhas de calcário, impedindo que o vento leve as partículas para fora da área da usina; 
  • canhões de névoa: formam uma nuvem de água sobre as pilhas de carvão e coque para reter o particulado na camada de coque;
  • umectação de vias e lavadores de pneus: para que as partículas que ficaram grudadas nos pneus e na região externa dos veículos sejam retiradas, garantindo que as mesmas não fiquem dispersas ao longo das vias e não cheguem nas comunidades.

Cinturão verde

Na Usiminas, a preservação da área verde é muito importante tanto nas áreas internas, quanto externas. A interna, chamada de cinturão verde, tem aproximadamente 357 hectares de mata nativa e mista, e visa conter o material particulado, abafando o som que o processo produtivo das usinas causam. 

Externamente, temos uma área de 3 mil hectares de mata nativa, preservada, onde contamos com o Viveiro de Mudas que tem uma função muito importante na manutenção dessas áreas verdes. Lá, produzimos aproximadamente 20 mil mudas de plantas nativas, ornamentais e arbóreas que são destinadas para vários processos, como replantio e doações.

Assista ao vídeo da visita virtual na usina de Ipatinga e saiba um pouco mais sobre as iniciativas ambientais que realizamos para melhorar a qualidade de vida da comunidade da região. Confira!

Informações Fora de Série

Receba nossa seleção de novidades do mercado e da Usiminas.

Loading...