Blog da Usiminas

Central de monitoramento

Usiminas e MP definem metas para redução de partículas

No mês de dezembro, a Usiminas deu mais um importante passo em seu compromisso com a comunidade para a redução das partículas sedimentáveis de sua responsabilidade na cidade de Ipatinga. A Empresa assumiu metas quantitativas de redução junto à 9ª Promotoria de Meio Ambiente do Ministério Público de Minas Gerais.

A iniciativa é mais uma das etapas previstas no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pela companhia em outubro de 2019. Os índices variam de 25% a 35%, conforme o bairro. Além das metas de redução, a Usiminas também vai ampliar sua rede de monitoramento, com a inclusão de novas estações nos bairros Bela Vista, Horto e Iguaçu.

Mesmo antes da definição das metas, a Usiminas já vinha atuando para reduzir a emissão do material particulado originário de sua operação industrial. Ao longo dos últimos 15 meses, foram diversos novos controles instalados na Usina de Ipatinga (Veja abaixo).

“Seguimos comprometidos com as comunidades vizinhas e com os avanços em relação ao meio ambiente. Todas essas ações refletem a visão de sustentabilidade da Usiminas e reforçam a relação de diálogo e parceria, construída ao longo de seus 58 anos de operação”, avalia o vice-presidente Industrial da Usiminas, Américo Ferreira Neto.

Metas Quantitativas de Redução

35% para a medição realizada na estação do Bairro das Águas.

30% para a medição realizada na estação do Bairro Cariru.

25% para as medições realiza-das nas estações dos bairros Bom Retiro; Centro, Novo Cruzeiro e Veneza.

*Observação: As metas terão por referência as médias de 2018/2019 para as estações dos bairros das Águas, Cariru e Bom Retiro; as medidas de 2019 para a estação do Veneza; e dos coletados em 2020 para as demais estações.

Informações Fora de Série

Receba nossa seleção de novidades do mercado e da Usiminas.

Loading...