Estratégia

A Usiminas investe em programas e estratégias tecnológicas a fim de desenvolver as habilidades e engajamento de colaboradores e colaboradoras. O Programa InovaAí, iniciado em 2019, reúne iniciativas, ações e estratégias da empresa com foco direto em inovações, permitindo, assim, a implementação de uma cultura de inovação, por meio de uma agenda rica em propostas e do empenho dos trabalhadores da empresa.

40 projetos

desenvolvidos foram captadas no Programa Inovaí, em 2019

1,7 milhão

de toneladas de aço são processadas anualmente pelo Soluções Usiminas

R$ 18 bilhões

gerados de valor econômico pela Usiminas, em 2019

Sustentabilidade Financeira

Com o risco das ações da Usiminas serem afetadas por flutuações cambiais, sazonalidade na demanda ou regulações protetivas, realizamos investimentos para antecipar e prevenir as medidas regulatórias, garantindo conformidade com as normas em vigor. Além disso, a Usiminas, por meio de metas individuais e coletivas, busca sempre alcançar os melhores resultados. A sustentabilidade financeira aliada a esses bons resultados são essenciais para o crescimento e desenvolvimento de nossa empresa.
Sustentabilidade Financeira
Lista dos 12 ODS

Pacto Global

Como forma de fortalecer ainda mais a estratégia de sustentabilidade da empresa, a Usiminas é participante do Pacto Global da ONU. Ele é um compromisso criado pela Organização das Nações Unidas para ajudar as empresas a alinharem suas estratégias promovendo um crescimento sustentável e que estimule a sociedade a atingir os objetivos do desenvolvimento sustentável até 2030. Atualmente, o Pacto Global é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 16 mil membros, entre empresas e organizações, distribuídos em 69 redes locais, que abrangem 160 países.

Como participantes desse movimento, a Usiminas se compromete com os dez princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção, além de desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento de importantes desafios da sociedade.

Lista dos 10 princípios

Direitos Humanos
  As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente. Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos.
Trabalho
As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva. A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório. A abolição efetiva do trabalho infantil. Eliminar a discriminação no emprego
Meio Ambiente
As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais. Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental. Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.
Anticorrupção
As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina Outra importante plataforma do Pacto são os ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Como participante do Pacto, a Usiminas assume a responsabilidade de contribuir para o alcance de 12 dos 17 objetivos. Conheça abaixo cada um deles:   Saúde e Bem-Estar Igualdade de Gênero Água potável e Saneamento Energia Acessível e Limpa Trabalho descente e Crescimento Econômico Industria, Inovação e Infraestrutura Cidade e Comunicação Sustentáveis Consumo e Produção Responsáveis Ação contra a mudança global do clima Vida Terrestre Paz, Justiça e Instituições Eficazes Parceria e Meios de Implementação