Uma onda de inovação: InovaAí

Estamos no Top Five de inovação entre siderúrgicas e mineradoras, de acordo com o Jornal Valor Econômico. Com o InovaAí, as chances de alcançar o topo desse ranking tornam-se cada vez mais reais. Sabe como? Ouvindo você.

Veja como foi o ano de 2019 do InovaAí e saiba de que maneira o projeto tem colaborado com a transformação da Usiminas e os próximos passos para este novo ano. Acompanhe!

O que é o InovaAí

Para reunir iniciativas, estratégias e ações da Usiminas com foco total em inovação é que surgiu o InovaAí. Criar uma cultura com esse perfil e dar início a uma transformação digital não é tarefa simples, mas com um calendário ativo de eventos e o estímulo às ideias vindas pelos colaboradores, é possível criar um ambiente cada vez mais aberto às novas tecnologias.

O programa foi iniciado no dia 03 de abril de 2019, mas já tinha sua gerência definida desde dezembro de 2018. Desde então, tem contado com um grupo de “embaixadores”: colaboradores de diversas áreas, que atuam como incentivadores e consultores do projeto por toda a companhia.

Embaixadores

Enganam-se os que acreditam que o grupo de Embaixadores do InovaAí é formado restritamente por especialistas no assunto ou que se trate da criação de projetos de alto custo e complexidade. Pequenos gestos também podem ser inovadores, desde que contribuam para uma mudança de hábitos para alcançar resultados ainda maiores.

Quem são nossos Embaixadores?

Como somos uma empresa de mais de 13 mil colaboradores, espalhados por cinco estados, o time da gerência de Inovação não conseguiria sozinho trazer a mudança de cultura para toda a empresa. Para isso, contamos com um time de 17 colaboradores, entre homens e mulheres que se comprometeram a atuar da seguinte maneira:

  • Ser o braço da Gerência de Inovação em cada uma das áreas de empresa;
  • Identificar ideias inovadoras que precisam de apoio e patrocínio,
  • Envolver-se em eventos de inovação internos e externos,
  • Ter acesso a estudos e prospecções de tecnologias feitas pela equipe da Gerência de Inovação.

Venda de Ideias

Foi justamente pela clareza da ideia de que qualquer pessoa pode inovar que, uma das ações de maior impacto do InovaAí foi o Programa de Embaixadores da Inovação: Venda de Ideias, realizado na sede da Usiminas. 

Sete grupos participaram e tiveram que propor e vender, para um time de gestores, soluções para desafios reais das empresas Usiminas, tudo isso em 5 minutos! Veja como foi a ação:

Um ano de grandes premiações

O InovaAí atraiu a atenção de grandes premiações do mercado de inovação, colocando a Usiminas em evidência no mercado. Mesmo sendo um projeto novo, nossa plataforma de inovação já recebeu 3 prêmios. Conheça quais são:

Destaque HUB Conecta – FINIT

A FINIT – Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia, é o maior evento de inovação do Brasil e, dentro dela, o Hub Conecta premia destaca empresas que tem agido de modo revolucionário com o uso da tecnologia e com ideias inovadoras, exatamente o que o InovaAí representa para o dia a dia da Usiminas.

Top 50 Open Corp – 100 Open Startups

A 100 Open Startups é a plataforma internacional de maior impacto na geração de negócios entre grandes empresas e startups. Anualmente, ela emite uma lista das 100 empresas mais inovadoras daquele período e, graças ao InovaAí e o que ele tem somado à companhia, entramos no Top 50 desse ranking!

100+ inovadoras no uso de TI – IT Mídia

O 100+ é um estudo que reúne e avalia os projetos de TI que trouxeram impactos nos negócios de empresas do Brasil. Em 2019, 197 inscrições de projetos foram recebidas, mas apenas 20 executivos levaram o troféu de mais inovador na categoria da qual participou, entre elas, a Usiminas.

As 4 frentes do InovaAí

Eventos, Embaixadores, Desafios e Parcerias 

O objetivo geral de todas essas frentes é a promoção da cultura de inovação em toda Usiminas, provando na prática que abrir-se para o novo gera resultados incríveis. 

Eventos: Nada melhor para implantar essa cultura de inovação dentro da companhia do que de maneira prática. Por isso, realizar workshops, hackathons, bootcamp’s e shark tanks é fundamental para que a Usiminas passe a respirar os ares da inovação, se espalhando por cada área da empresa. Foram mais de 30 eventos em 2019, que atingiram quase 3 mil colaboradores e muito conteúdo compartilhado.

Embaixadores: O capital mais importante em qualquer projeto é sempre o humano. Recrutar um time disposto a compartilhar e somar seus conhecimentos e objetivos aos da Usiminas é a chave para que o projeto aconteça e continue evoluindo. Os embaixadores são os braços da Equipe de Inovação em todas as demais áreas da empresa.

Desafios: Com o uso dessa frente, identificamos pontos de melhorias nas áreas e trazemos, de maneira tecnológica, a resolução do problema, nos posicionando de modo competitivo no mercado. Os desafios são lançados para o ecossistema de inovação, para que possam nos ajudar a resolvê-los.

Parcerias: Trabalho em equipe é o que melhor define a frente de Parcerias do InovaAí. Além do apoio dos colaboradores, para termos uma transformação realmente impactante, precisamos contar com outros players do mercado de inovação como a comunidade de Startups e Universidades.

O que o Inova Aí tem feito pela Usiminas

Um espaço aberto a receber e dar crédito a novas ideias. É assim que a Usiminas passou a ser vista por seus colaboradores, desde o surgimento do InovaAí, como revelou a pesquisa de satisfação feita na empresa no final de 2019. Agora, 61% das pessoas sabem como submeter uma ideia inovadora e, 56% acreditam que a Usiminas é uma empresa inovadora. Durante o último ano, 37 desafios foram mapeados e 22 deles já entraram em processo de execução.

Programas

Em setembro de 2019, vivenciamos a principal ação do programa:o InovaAí Ideias. Ele foi um piloto de competição de ideias para os colaboradores da Siderurgia, e esse foi o momento ideal para os colaboradores sugerirem soluções inovadoras para os problemas mapeados nessa área dentro de três temas: 

  • Como podemos potencializar a segurança dos nossos colaboradores e mitigar riscos ambientais no dia a dia?
  • Como podemos automatizar/otimizar nossos processos e atividades?
  • Como captar e reter novos clientes?O programa captou 343 ideias que passaram por 3 etapas em 2019: Captura de ideias, Seleção de Ideias, Execução do Piloto. Em 2020 saberemos qual equipe foi a grande vencedora, já que eles passarão por um Demoday para apresentar os resultados do piloto para os colaboradores e premiação das melhores ideias executadas.

Resultados

Muitos projetos foram colocados em prática em 2019. Os resultados foram ainda maiores do que o esperado e os frutos já estão sendo colhidos. Veja só:

Desconto de recebíveis por leilão de títulos
Objetivo: alongar prazos de pagamentos para fornecedores
Solução: SaaS. Tecnologia: Cloud.Resultado: benefício para fornecedores que conseguem descontar seus títulos com taxas muito inferiores do que aquelas praticadas caso eles o façam diretamente com bancos.

Predição de paradas no LTF Cubatão
Objetivo: monitoramento online da saúde dos equipamentos do LTF
Solução: SaaS. Tecnologia: Cloud Resultado: Redução no custo com paradas não programadas.

Oficina 4.0
Objetivo: visibilidade do processo para cliente da Oficina e controle de estoque do motor HRT
Solução: Software Legado (ionic)
Resultado: Redução de 1h48 na execução da atividade e redução do sobressalente de motor HRT.

Otimização na Contratação de Fretes Internacionais
Objetivo: sistema para facilitar Contratação de Fretes Internacionais
Solução: SAS
Resultado: Saving em contratações de fretes marítimos

Marcação de Bobinas
Objetivo: modernizar o equipamento e reduzir custo com manutenção e tintas
Solução: IoT
Resultado: redução de riscos de parada, custos com tintas importadas, tempo de marcação, além de impressão de QR Code.

O que vem por aí em 2020

Em 2020 o trabalho continua. Já temos mais de quarenta desafios na pauta, com inovações nas áreas de transporte, logística, industrial, comercial,  suprimentos, dentre outras e muito mais.

Acompanhe nossas redes sociais para ficar por dentro de todos os eventos que participaremos e da divulgação dos resultados de nossas iniciativas.

Acompanhe e faça parte dessa onda de inovação e transformação tecnológica. Seja muito bem-vindo à novos tempos de modernidade!

Informações Fora de Série

Receba nossa seleção de novidades do mercado e da Usiminas.

Loading...