Seja um Fornecedor Usiminas

Buscamos por empresas comprometidas com a qualidade, confiança e transparência

Para oferecer soluções completas e inovadoras, alinhadas às necessidades de cada cliente, buscamos sempre por fornecedores que topem encarar novos desafios e que agreguem valor aos nossos produtos e serviços.

Quer ser um fornecedor da Usiminas?

Pré-cadastro

O pré-cadastro possui validade de seis meses e não representa nenhum tipo de vínculo entre as partes. Assim, as empresas Usiminas podem homologar ou não os dados informados, segundo os seus critérios.

Antes de iniciar o pré-cadastro, leia as orientações abaixo, que estão divididas em três etapas:

1ª Etapa – Preenchimento de dados:
Ao realizar o pré-cadastro, será encaminhado um link para o e-mail informado com um questionário para complementação das informações fornecidas.

2ª Etapa – Questionário:
Por questão de segurança, o tempo total para responder ao questionário é de 20 minutos. Recomendamos a leitura das questões que deverão ser respondidas antes de começar o processo de preenchimento. Clique aqui e conheça o questionário.

3ª Etapa – Envio de Documentação:
Após a etapa de preenchimento e envio do pré-cadastro, as empresas interessadas devem enviar toda documentação obrigatória digitalizada para o endereço: fornecedor@usiminas.com.

Documentação obrigatória:

  • Alvará de licença de funcionamento;
  • Atos Constitutivos (Estatuto Social e Ata de Eleição de Diretoria ou Contrato Social / Última - Alteração do Contrato Social);
  • Cartão de CNPJ;
  • CNDs Federal / Estadual / Municipal;
  • Licença Operacional/Ambiental (empresas que possuem atividades industriais, ou cuja atividade apresente impactos ambientais);
  • Cópia das Certificações;
  • Cópia de certidões relativas ao FGTS e INSS;
  • Ficha Cadastral de Dados Bancários, carimbada e assinada. Clique aqui para fazer o download da ficha;
  • Carta de autorização de fornecimento ou de representação (aplicável a distribuidores e representantes autorizados).

Documentação a ser apresentada, quando solicitada pelas empresas Usiminas:

  • Cópia de Balanços;
  • Declaração referente à presença de substâncias perigosas em seus materiais (atendimento às diretivas RoHS / ELV);
  • Outros.

Atenção: caso venha a ser homologada como fornecedora, para participar de concorrências de compras e contratações, a empresa deverá se tornar participante do Serasa Fornecedor, portal utilizado para monitoramento e análise de fornecedores.

Condições Gerais

Já leu todas as orientações, condições e está pronto para realizar o pré-cadastro?
Clique aqui para fazer o seu!

Perguntas Frequentes



Dúvidas sobre pré-cadastro:

Após preencher o formulário de pré-cadastro, já posso fornecer à Usiminas?

Não. Neste momento a empresa é apenas candidata a fornecedora da Usiminas. Para se tornar um fornecedor, a empresa passa por um processo de qualificação de fornecimento. Havendo uma demanda de novas empresas, os compradores da Usiminas farão a busca nos candidatos a fornecedores. Uma vez aprovados pela Coordenação de Suprimentos, os candidatos podem ser convidados a participar de Solicitação de Cotação e passarão pela qualificação de fornecedores junto a central de cadastro de fornecedores da Usiminas.

Quais os documentos devo encaminhar para qualificação?

Os documentos relacionados abaixo deverão ser enviados para o e-mail fornecedor@usiminas.com.

Documentação obrigatória:

- Contrato Social / Última Alteração do Contrato Social ou Estatuto Social registrado na Junta Comercial
- Cartão de CNPJ
- Alvará de licença de funcionamento
- CNDs Federal / Estadual / Municipal
- Licença Operacional/Ambiental (empresas que possuem atividades industriais, ou cuja atividade apresente impactos ambientais)
- Cópias de certidões relativas ao FGTS, INSS e TST
- Ficha Cadastral de Dados Bancários devidamente preenchida, carimbada e assinada
- Cartão ANTT (Transportadora)
- Certificado ANVISA (Fornecedores de produtos alimentícios) Documentação a ser apresentada, quando houver
- Carta de autorização de fornecimento emitida pelos fabricantes aos distribuidores.
- Registro do IBAMA (se aplicável)
- Certificações (ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, ISO TS 16949) Documentação a ser apresentada, quando solicitada pela Usiminas
- Cópia de Balanços
- Declaração referente à presença de substâncias Perigosas em seus materiais (atendimento às diretivas RoHS / ELV)



Dúvidas gerais e dicas importantes:

Não estou recebendo os e-mails da Usiminas

Para passar a receber da Usiminas as mensagens normalmente, acesse o anti-spam do seu provedor e autorize os domínios <@usiminas.com.br> e <@usiminas.com>. Caso não consiga fazer esta atualização, entre em contato com o suporte da sua empresa ou com seu provedor. Sugerimos ao fornecedor acessar o portal Usiminas pelo menos uma vez ao dia para checar se há alguma pendência (cotação ou pedido) e verificar, frequentemente, sua pasta "Spam ou Quarentena" e autorizar os e-mails enviados pela Usiminas.

Não deixe para responder as solicitações de cotação na última hora

Responder a uma solicitação de cotação momentos antes da data/hora final é um risco que você pode evitar. Programe-se e envie sua proposta com antecedência.

Dúvidas com relação ao pagamento de faturas

Se você já é um fornecedor da Usiminas, acesse o e-Fornecedores, e pesquise suas faturas. Dúvidas na navegação? No site da Usiminas você encontra os Manuais de Navegação para exibir faturas.



Dúvidas portal de compras Usiminas:

Quais são os serviços oferecidos pelo Portal de Compras Usiminas?

O Portal de compras USIMINAS oferece acesso a dois portais (SRM e E-FORNECEDORES) sendo que o primeiro oferece serviços de transação eletrônica nas modalidades Leilão Reverso e Solicitação de Cotação e o segundo, acesso a a cotações, pedidos, faturas, etc.

A página inicial (Bem-Vindo) apresenta informações gerais de configurações e manuais de navegação aos portais SRM, E-FORNECEDORES e LEILÕES.

Quais os benefícios para os fornecedores ao utilizarem os serviços do Portal?

Por meio de processos mais eficientes nas transações de compra e venda de produtos e serviços, o fornecedor conta com benefícios que incluem: transparência e segurança dos processos, maior agilidade, redução de custos, rastreabilidade dos processos, aumento de oportunidades, consulta de participações e atendimento exclusivo.

Quem pode ser registrado no Portal de Compras Usiminas?

Qualquer fornecedor cadastrado no sistema terá acesso ao Portal de Compras Usiminas, bem como as empresas convidadas a participarem de negociações, mesmo que ainda não sejam cadastradas.

Como faço para me cadastrar no Portal de Compras?

As empresas deverão acessar o site www.usiminas.com

No link "Fornecedor" --> "Pré Cadastro" estão disponíveis as principais informações sobre a documentação necessária e procedimentos.

Esqueci minha “senha” de acesso ao Portal de Compras Usiminas. O que faço?

Na página inicial de acesso ao Portal de Compras Usiminas, clique no link "Suporte". Preencha o campo ID LOGON (Identificação do Usuário) e o campo E-mail (endereço contido em seu registro na Usiminas correspondente a este usuário) e em seguida clique nos botões "Enviar --> Continuar". Uma nova senha provisória para acesso ao portal será enviada ao e-mail informado (copiá-la SEM o ponto final e redefinir a nova senha).

Esqueci meu “Usuário”. O que fazer?

Se você for o Usuário Administrador da empresa, será necessário ligar para a Central de Suporte ao Fornecedor da Usiminas pelo e-mail fornecedor@usiminas.com ou telefone 31 3499-9817. Para os outros usuários, o próprio Usuário Administrador da sua empresa poderá visualizar e resgatar estas informações de acesso ao nosso Portal.



Dúvidas sobre Preço:

Qual o valor que devo colocar no campo “Preço Base” na solicitação de materiais?

Nos campos "ICMS e IPI"? Ao cotar materiais, deverá se inserido no campo "Preço Base" o Preço Unitário (com ICMS e PIS/COFINS inclusos), sem o IPI.

Qual o valor que devo colocar no campo “Preço” na cotação de Serviços? E no campo atributos?

Ao cotar serviços, deverá colocar no campo "Preço" o preço bruto, com todos os impostos inclusos. No campo de atributos, quando houver, informar em percentual (%) ou valor (R$) nos campos de composição do custo da proposta. Caso não haja, informe sempre zero.

Como posso ter certeza de que enviei minha cotação?

Após clicar no botão "Apresentar" aparecerá a seguinte mensagem: "Cotação 'nome da solicitação' entregue". Para confirmar o valor ofertado basta clicar no botão COMPROVANTE DE APRESENTAÇÃO ou busque pela solicitação na tela inicial do "Painel de Ofertas". Na coluna "Status Cotação" aparecerá "Cotação Apresentada", em seguida acesse o link "Exibir detalhes” na coluna de “Ações”.

Qual o número da Central de Atendimento?

O Suporte ao Fornecedor da Usiminas atende pelo telefone 31 3499-9817. O contato pode ser feito também pelo e-mail fornecedor@usiminas.com.
Horário de atendimento: 2ª a 6ª de 7h30 às 12h / 13h30 às 17h.

Informações Fora de Série

Receba nossa seleção de novidades do mercado e da Usiminas.

Loading...