Metas Sustentáveis

Usiminas define metas sustentáveis para 2021

O ano de 2020 foi um marco importante na Usiminas para o aprofundamento da agenda ESG, que prevê compromisso com os temas ambiental, social e governança. Criamos a Gerência-Geral Corporativa de Sustentabilidade, diretamente ligada ao CEO da empresa, com a missão de fazer a articulação e o acompanhamento de todos os temas específicos relacionados à agenda de sustentabilidade da companhia. A partir disso, iniciamos um acompanhamento dos principais temas que compõem a matriz da agenda sustentável da Usiminas por meio de indicadores. Com o resultado desses indicadores, estabelecemos metas qualitativas e quantitativas. Nesse sentido, a Usiminas inicia o processo de divulgação dessas metas já aprovadas pela Diretoria Executiva. Veja quais são!

Diversidade e inclusão

A Usiminas tem trabalhado para se tornar uma companhia cada vez mais diversa e inclusiva. Em nosso Programa de Diversidade e Inclusão, um dos principais pilares é equidade de gênero, que promove o empoderamento econômico e liderança das mulheres como base para um crescimento sustentável, inclusivo e equitativo. De 2019 para 2020, a Usiminas conseguiu dobrar o número de mulheres em posições de liderança. A meta ESG para esse tema é ter 10% de mulheres na área industrial até 2022, tendo como indicador o índice de mulheres na área industrial da empresa.
Diversidade e inclusão
Segurança do trabalho

Programa de Integridade

A segurança é um tema prioritário e relevante para a Usiminas. O Zero Acidente é uma meta almejada diariamente e a cultura de segurança e de preservação da saúde é reforçada constantemente junto aos colaboradores e colaboradoras. Em 2021, a meta ESG para a segurança do trabalho é obter uma taxa de frequência de acidentes registrados menor que 0,3.

CO² / Energia

A Usiminas busca investir em ações que contribuam para a redução das emissões de gases de efeito estufa e visa criar ações relacionadas às mudanças climáticas para reduzir os impactos das atividades produtivas da companhia. A meta ESG para 2021 em relação à emissão de carbono, consiste na realização de inventários de emissão de GEE com certificação independente e participação no CDP (Carbon Disclosure project), além da divulgação do inventário por meio do GHG Protocol.
CO² / Energia
Barragens

Barragens

A Usiminas reconhece os potenciais impactos socioambientais internos e externos que os processos operacionais de mineração podem acarretar. Sendo assim, a descaracterização das barragens e a implementação de um método alternativo de disposição de rejeito fazem parte de um plano integral de tornar nossas operações inteiramente sustentáveis e dar aos nossos trabalhadores da Mineração Usiminas e moradores da região de Serra Azul maior tranquilidade. Para 2021, a meta ESG em relação à segurança das barragens consiste na migração da disposição de rejeito do método tradicional de disposição para filtragem, sendo o início dessa operação previsto para o primeiro semestre de 2021.
O trabalho para a sustentabilidade da Usiminas não para e, assim que tivermos novidades, compartilharemos com todos. Na descaracterização das barragens da Mineração Usiminas tivemos o primeiro marco com a conclusão do processo de descaracterização da Barragem SOMISA em janeiro deste ano. Já na Barragem Central da Mineração Usiminas, está prevista a descaracterização para o primeiro bimestre de 2022. Todo o processo é certificado pelos órgãos oficiais de fiscalização. Portanto, a criação da Gerência-Geral Corporativa de Sustentabilidade foi um passo importante para o acompanhamento e desenvolvimento de metas e ações que atendam aos compromissos da companhia com a sustentabilidade.

Ser sustentável está no DNA da Usiminas

Confira a divulgação dos resultados da Usiminas em 2020.