Compromisso Histórico

Compromisso Histórico

Desde o início de suas operações, em 1962, o desenvolvimento sustentável faz parte da trajetória da Usiminas.

R$ 3,2 bilhões para o Meio Ambiente

A Usiminas destinou R$ 3,2 bilhões, entre 2019 e 2024, em investimentos e grandes manutenções com foco em equipamentos ambientais no Centro Industrial de Ipatinga. Foram aportes crescentes a cada ano com foco principal na redução das emissões de particulados do processo de produção, o conhecido “pó preto”.

Entenda como é monitorada a qualidade do ar em Ipatinga

Ipatinga conta com um moderno sistema de monitoramento da qualidade do ar, com estações instaladas nos bairros Veneza, Bom Retiro, Cidade Nobre e Cariru. Os resultados são atualizados a cada hora e exibidos em tempo real em quatro painéis, localizados no Shopping Vale do Aço, Praça dos Três Poderes, Ipatingão e Trevo do Centro Comercial do Cariru.

E o pó preto, é medido?

A Usiminas possui um sistema abrangente de monitoramento das partículas sedimentáveis em 9 pontos próximos ao seu Centro Industrial de Ipatinga, nos bairros Bom Retiro, das Águas, Cariru, Centro, Veneza, Novo Cruzeiro, Bela Vista, Iguaçu e Horto, utilizando três métodos para quantificar e qualificar essas partículas (também conhecidas como "pó preto).

Fábrica de mudas

Fábrica de mudas

O Viveiro de Mudas da Usiminas desempenha um papel essencial na conservação e reflorestamento das áreas verdes da região do Vale do Aço desde a década de 1980.

O que influencia na qualidade do ar?

São duas coisas diferentes. O material particulado (pó preto) é de maior espessura, tem sua deposição vista a olho nu, causa incômodo, mas não é inalável. Já a qualidade do ar é medida a partir da concentração de gases e materiais de baixíssima espessura, que são inaláveis.

400 hectares de Cinturão Verde

400 hectares de Cinturão Verde

O Cinturão Verde começou a ser implantado ainda nos primeiros anos de operação da Usiminas, com objetivo de formar barreiras naturais para diminuir o impacto das atividades produtivas e aumentar as áreas verdes da cidade. Ao redor da Usina de Ipatinga, são quase 400 hectares de área verde que passam por 11 bairros da cidade.

Central de Monitoramento Ambiental

Central de Monitoramento Ambiental

A Usiminas conta com uma Central de Monitoramento Ambiental em Ipatinga, responsável por gerenciar emissões atmosféricas, efluentes líquidos e a qualidade do ar. Criada para atender à demanda por informações ambientais e ao grande volume de dados gerados, a Central fornece dados técnicos confiáveis que auxiliam na rápida mitigação de impactos ambientais.

Rede Automática de Monitoramento de Particulados (RAMP)

Rede Automática de Monitoramento de Particulados (RAMP)

A Usiminas foi a primeira siderúrgica do Brasil a instalar esta estrutura avançada composta por estações estrategicamente localizadas para monitorar a poluição atmosférica ao medir a concentração de material particulado em três alturas diferentes: 3, 9 e 16 metros. Também registram a velocidade dos ventos, permitindo uma análise mais completa das condições atmosféricas.

Mais de 20 Km reflorestados

A Usiminas realizou a partir da década de 1990 um amplo projeto de recuperação da mata ciliar no Vale do Aço com foco na proteção dos mananciais hídricos e na conservação da biodiversidade. Foram reflorestados mais de 240 hectares de áreas degradadas, o equivalente a cerca de 230 campos de futebol, e recuperou mais de 20 km de matas ciliares.

3.700 campos de futebol

A Usiminas preserva cerca de 2.600 hectares de áreas verdes no Vale do Aço, onde está localizada a usina de Ipatinga. Entre elas estão os bosques urbanos, o cinturão verde ao redor da planta industrial, as RPPNs da Usipa e Lagoa Silvana e as APPs dos rios Doce e Piracicaba (Mata Ciliar) em Coronel Fabriciano, Ipatinga, Santana do Paraíso e Caratinga.

Sistemas IA para detecção de emissões

Sistemas IA para detecção de emissões

Usiminas utiliza Inteligência Artificial para detectar emissões em chaminés e emissário hídrico. O trabalho contínuo para redução das emissões dos processos do Centro Industrial da Usiminas em Ipatinga não depende somente do olhar humano no monitoramento.

Monitoramento Contínuo de Chaminés

Monitoramento Contínuo de Chaminés

As chaminés contam com um sistema de monitoramento das emissões que permite a visualização e o gerenciamento dos dados, em tempo real, durante 24 horas, provenientes dos medidores contínuos de gases e particulados. Tudo é acompanhado diretamente pelas áreas operacionais.

Saiba Mais

Mineração sem barragens

A Mineração Usiminas opera sem barragens de rejeitos desde 2021, quando implantou o Sistema de Disposição de Rejeitos Filtrados (Dry Stacking). A planta de filtragem é totalmente conectada ao processo de beneficiamento. O valor investido também engloba a preparação da área que recebe os rejeitos, formando uma pilha, e o transporte do material entre os dois pontos.

Mina de Mel

Mina de Mel

A Mineração Usiminas incentiva a apicultura por meio do projeto Mina de Mel, com a cessão de áreas em comodato com produtores da região de Serra Azul que também distribuem o alimento coletado com entidades assistenciais de Itatiaiuçu, Igarapé e Mateus Leme.

Recuperação de estradas rurais

Recuperação de estradas rurais

Desde 2015, o programa Usiminas Mobiliza pelos Caminhos do Vale tem destinado o agregado siderúrgico para a pavimentação de ruas e estradas rurais na região do Leste Mineiro. Esse material é doado para as cidades beneficiadas e oferece melhorias para a infraestrutura da cidade e para a vida dos moradores. Uma ação foca na economia circular que já acumula mais de 5 mil km de estradas recuperadas e 1,5 milhão de pessoas beneficiadas em 60 cidades.

Proteção de Nascentes

Proteção de Nascentes

Como o programa "Usiminas Mobiliza Todos pela Água", é oferecido suporte técnico especializado em mapeamento, recuperação e proteção das nascentes, uma contrapartida ambiental junto às cidades que recebem a doação do agregado siderúrgico para aplicação nas estradas rurais. Desde 2015, já foram cadastradas quase 7 mil nascentes e protegeu mais de 2.200 delas no Leste de Minas Gerais.

Saiba Mais

95%

É o índice de reutilização de água do processo produtivo na usina de Ipatinga. Os investimentos contínuos em unidades de recirculação e sistemas de tratamento permitem reduzir significativamente a captação de água do meio ambiente.

Educação ambiental: Projeto Xerimbabo

Educação ambiental: Projeto Xerimbabo

O Projeto Xerimbabo Usiminas é dedicado à educação ambiental que promove experiências para o aprendizado, a reflexão e a disseminação de informações sobre sustentabilidade. Com início em 1984, a cada edição recebe milhares de estudantes e comunidade local no Centro de Biodiversidade da Usipa (Cebus), em Ipatinga.

Jornal Fala Aí Comunidade Ipatinga

Jornal Fala Aí Comunidade Ipatinga

Confira aqui as últimas edições do jornal distribuído para a comunidade.