05/11/2025 08:11

Ternium adquirirá a participação remanescente do Grupo Nippon Steel no grupo de controle da Usiminas

A Ternium anunciou hoje que sua subsidiária Ternium Investments celebrou um contrato de compra de ações para adquirir da Nippon Steel Corporation e da Mitsubishi Corporation suas participações remanescentes no grupo de controle da Usiminas, pelo preço por ação ordinária previamente acordado pelas partes para as operações de opções contempladas no novo acordo de acionistas da Usiminas, assinado em 3 de julho de 2023. Nesta operação, a Ternium pagará US$ 2,06 por ação ordinária, o que resultará em um preço de aquisição total de aproximadamente US$ 315,2 milhões em dinheiro por 153,1 milhões de ações ordinárias, aumentando sua participação no grupo de controle da Usiminas de 51,5% para 83,1%. A operação está sujeita à aprovação das autoridades antitruste do Brasil e será financiada com recursos próprios.

O grupo de controle da Usiminas detém a maioria dos direitos de voto da companhia. Após o fechamento da operação, a Ternium Investments e sua subsidiária Ternium Argentina, juntamente com a Confab, subsidiária da sua afiliada Tenaris  (todos integrantes do grupo T/T no acordo de acionistas da Usiminas), passarão a deter uma participação total de 92,9% no grupo de controle da Usiminas. A Previdência Usiminas (fundo de pensão dos empregados da Usiminas) continuará a deter o 7,1% restante.

Este investimento adicional reforça ainda mais o compromisso da Ternium com a Usiminas e com o mercado siderúrgico brasileiro. A Ternium continuará trabalhando para levar a Usiminas ao seu pleno potencial, comprometida em aprimorar sua competitividade e valor, no melhor interesse da Usiminas e de todos os seus stakeholders.