14/04/2021 19:04

Usiminas formaliza participação no Pacto Global da ONU

Em mais um importante passo de sua estratégia de sustentabilidade, a Usiminas formalizou nesta quarta-feira, (14/4), sua adesão ao Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas). A iniciativa é um compromisso proposto pela Organização para estimular as empresas a alinharem sua atuação de modo a promover o crescimento sustentável, estimulando a sociedade a atingir objetivos de desenvolvimento sustentável até 2030.

A adesão é voluntária e, como participante do pacto, a Usiminas se compromete com temas como preservação ambiental, diversidade e inclusão, combate ao trabalho escravo e infantil, entre outras práticas. Atualmente, o Pacto Global é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 16 mil membros, entre empresas e organizações, distribuídos em 69 redes locais, que abrangem 160 países. Ao integrar o Pacto Global, a Usiminas também assume a responsabilidade de contribuir para o alcance dos 10 princípios universais da ONU e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)*.

Para marcar a adesão, o presidente da companhia, Sergio Leite se uniu ao diretor executivo do Pacto Global, Carlo Pereira e à diretora de Pessoas, Marketing, Comunicação e Sustentabilidade da B3, Ana Buchaim, para uma live com os colaboradores. O objetivo é engajar as equipes na construção de uma operação cada dia mais alinhada aos objetivos do Pacto.

Leite lembra que, há alguns anos, a Usiminas já vem debatendo os caminhos para a perenidade de seus negócios e a necessidade de construir diariamente e de maneira coletiva de uma ação ativa da companhia como agente de desenvolvimento econômico e social. “Hoje, posso dizer que registramos um avanço importante nessa trajetória do compromisso da Usiminas com o Pacto Global da ONU. Já tínhamos uma agenda de sustentabilidade forte e uma ação social que remonta ao início de nossas operações. E, ao assumirmos mais esse compromisso público, ampliamos nossa visão, essa agenda ganha ainda mais força e se torna uma meta da companhia ao longo dos anos”, afirma o presidente.

Agenda ESG

A Usiminas está comprometida com a pauta ESG (sigla em inglês para Social, Meio Ambiente e Governança) e vem estabelecendo diversos indicadores e metas   relacionadas ao tema. Entre outras iniciativas, nos campos da Diversidade e Inclusão, e meio ambiente, a empresa pretende atingir o percentual de 10% de presença feminina na área industrial até o próximo ano e vai realizar inventários de emissão de CO2, seguindo o padrão GEE, além de, também, participar do CDP (Carbon Disclosure Project).

A empresa tem, ainda, a meta de, na Mineração Usiminas, efetivar a migração da disposição de rejeitos para o processo de filtragem e empilhamento a seco ainda em 2021, seguida da descaracterização da Barragem Central, única estrutura de barragem no modelo convencional, ainda em operação, no primeiro trimestre do próximo ano.

De acordo com o gerente-geral de Sustentabilidade da Usiminas, André Chaves, a empresa vem em um esforço contínuo para se integrar cada vez mais à agenda ESG e, ao mesmo tempo, criar condições para que as partes interessadas possam acompanhar a evolução do tema na companhia. “Estamos com uma agenda de sustentabilidade intensa para este ano. Teremos a definição clara de métricas para mensurar nossos objetivos e iniciativas que permitam aos nossos stakeholders serem devidamente informados desses avanços. Nesse sentido, será lançada página específica sobre o tema no site da empresa, assim como o nosso Relatório de Sustentabilidade 2020”, afirma.

Para marcar o novo passo da companhia em seu compromisso com a sustentabilidade, será plantada uma árvore nativa para cada participante da live realizada no dia 14 de abril.

Quer saber mais sobre os trabalhos da Usiminas em prol da sustentabilidade?
Confira nossas metas sustentáveis para 2021!

Veja outras notícias Usiminas