A Usiminas desenvolveu uma solução de Inteligência Artificial para apoiar a operação da linha CGL2, responsável pela produção de aço galvanizado por imersão a quente (HDG), utilizado principalmente pela indústria automotiva. Implantada em março deste ano, a tecnologia contribui para tornar mais precisas as decisões sobre a velocidade da linha durante as transições entre diferentes tipos de materiais, equilibrando produtividade e qualidade.
Na CGL2, as tiras de aço passam continuamente por um forno que aquece o material. Durante as mudanças de um tipo de aço para outro, é necessário ajustar a velocidade da linha para manter a temperatura dos materiais dentro de parâmetros adequados. Antes da implantação da solução, essa decisão dependia principalmente da experiência dos profissionais da operação.
A nova tecnologia utiliza dados do processo e Inteligência Artificial para analisar as características do material em produção e do material seguinte. A partir dessas informações, o sistema avalia diferentes possibilidades e determina a velocidade mais adequada para cada transição, considerando os requisitos de temperatura e qualidade do produto.
“Esse projeto mostra como a Inteligência Artificial pode ser uma alavanca de resultados no chão de fábrica. É também um exemplo de como tecnologia e conhecimento das pessoas podem trabalhar juntos para assegurar ganhos concretos para o negócio”, destaca Richardson Ramos Pacó, gerente de Novas Tecnologias de Automação da Usiminas.
Para Leonardo Rocha Gomes, analista de Processos da Unigal, a solução trouxe mais precisão para as decisões durante as transições de materiais. “Hoje temos um controle mais refinado das transições de materiais e já percebemos uma redução significativa nos defeitos relacionados a desvios de temperatura”, explica.
Tecnologia desenvolvida internamente
A solução foi desenvolvida integralmente pela Usiminas, a partir de uma necessidade identificada na própria operação. O projeto teve sua patente depositada e será apresentado na ABM Week, em setembro, um dos principais eventos técnicos e científicos da área de metalurgia, materiais e mineração no Brasil.
“Conseguimos avançar simultaneamente em produtividade e qualidade. É um exemplo do valor de desenvolver tecnologias a partir das necessidades reais da operação”, afirma Arthur Souza, gerente-geral da Unigal.
Próximos passos
A tecnologia será implantada também na linha CGL1. A Usiminas avalia ainda possibilidades de aplicação da solução em outras áreas, ampliando o uso de Inteligência Artificial na melhoria de seus processos.