Regras de ouro

Pare. Pense. Pratique segurança.

Para a Usiminas, segurança é mais que uma recomendação: é um valor. E promover um ambiente de trabalho livre de acidentes é nosso maior compromisso. Neste novo canal de contato, vamos trazer, periodicamente, dicas e informações importantes sobre comportamento seguro, redução de riscos, proteção à vida e muito mais. Em diversos períodos do ano teremos novidades por aqui. Fique ligado! Para começar, vamos falar um pouco mais sobre as Regras de Ouro. Abaixo você poderá ver todas elas. Já conhecemos as cinco regras que agora ganharam a companhia de outras duas novas (6 e 7). Para a Mineração Usiminas temos mais outras duas novidades (8 e 9).

1.

Bloqueio de equipamento

Quando fizer a manutenção ou intervenção em uma máquina ou equipamento, implemente procedimentos de bloqueio e etiquetagem. Deixar apenas a máquina desligada é muito perigoso, já que existe o risco de alguém ligá-la enquanto você não está operando. A situação pode ser ainda pior se o equipamento for de grande porte e houver muitas pessoas envolvidas. Evite acidentes! Utilize travas e bloqueios como cadeados, garras e outros dispositivos que impeçam o uso da máquina, mesmo acionada. Não se esqueça também de sinalizar a segurança de forma clara e explícita, para que as regras de segurança possam ser vistas e compreendidas pelos seus colegas.

2.

Acesso a locais de risco

Entrar em áreas sinalizadas e interditadas ou desconsiderar avisos de segurança são erros graves, que podem resultar em acidentes e consequências sérias para você e para os seus colegas. Fique de olho na sinalização do ambiente! Só entre em espaço confinado se portar a Permissão de Entrada e Trabalho e esteja consciente de que, se a área estiver isolada, a entrada é proibida.

3.

Trabalho em altura

Toda e qualquer atividade realizada acima de 2 metros de altura da base principal é considerada “trabalho em altura” e envolve risco de queda do profissional. Esse tipo de atividade requer um cuidado especial para que possa ser feito de forma segura. Por isso, certifique-se de que você foi treinado e habilitado para executar a atividade e respeite os procedimentos determinados pela NR-35. Além disso, utilize os EPIs necessários, a fim de minimizar riscos e reforçar a sua proteção durante a atividade.

4.

Carga suspensa /
Equipamentos móveis

Ao operar equipamento de movimentação de cargas suspensas, certifique-se de que não há pessoas posicionadas no solo ou sob as cargas. Não é permitido o trânsito ou permanência de pessoas sob as cargas em áreas de movimentação de cargas suspensas. Esses locais, por sua vez, devem ser isolados e sinalizados com placas de advertências, cones ou barreiras físicas. Portanto, fique bem atento a essas sinalizações!

5.

Proteção de máquina

As atividades realizadas com a utilização de máquinas e equipamentos envolvem riscos como corte, travamento e choque elétrico. Por isso, certifique-se de que a máquina está com a proteção necessária para ser operada. Contribua para um ambiente de trabalho seguro: respeite as normas de operação e segurança estabelecidas.

6.

Mãos seguras

Utilize sempre os dispositivos homologados para proteção das mãos em atividades manuais com risco de corte, prensamento ou esmagamento. Antes de iniciar qualquer trabalho com equipamentos cortantes, perfurantes, elétricos ou de soldagem, certifique-se que as instalações são adequadas e seguras. Se você não se sentir seguro, não faça. Você tem esse direito.

7.

Gases tóxicos ou asfixiantes

Quando acessar ambientes restritos ou locais sujeitos à inalação de gases tóxicos, siga as recomendações e utilize corretamente os equipamentos de proteção individual necessários. É muito importante manter-se sempre alerta e cumprir procedimentos, regras e sinalizações nas atividades em locais de risco de presença desses gases.

8.

Equipamentos móveis e veículos

É proibido operar equipamentos móveis e veículos sem a devida autorização. Cumpra os requisitos de imobilização e as sinalizações indicadas com o máximo de zelo e atenção.

9.

Cinto de segurança

É obrigatória a utilização do cinto de segurança durante a operação de equipamentos móveis e veículos. Seja responsável e cuide também da segurança de quem estiver ao seu lado. Essa atitude é essencial para a segurança, tanto do condutor quanto do passageiro.

10.

Basculamento de caminhões

Respeite a distância mínima de 3 metros da crista do talude. Quando não houver manobrista, redobre a sua atenção. Fique no mínimo a 5 metros de distância e oriente quem estiver ao seu lado a fazer o mesmo.