Usiminas

Instituto Cultural Usiminas (ICU)

O acesso à cultura e ao esporte são fatores fundamentais na construção da cidadania e um pilar sustentador de transformações relevantes em nossa sociedade. Com essa visão, desde 1993 o Instituto Cultural Usiminas vem atuando no apoio e fomento a projetos ligados a essas duas atividades nas regiões onde a Usiminas está presente.

Um dos maiores incentivadores culturais de Minas Gerais e do Brasil, o ICU já investiu mais de mais de R$ 250 milhões, gerindo cerca de 1,9 mil projetos incentivados. Sua ação baseia-se no tripé inclusão, formação e desenvolvimento do cidadão.

O ICU viabiliza projetos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e das lei estaduais de incentivo à cultura de Minas Gerais e de São Paulo (PROAC), além da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de Minas Gerais (Programa Minas Olímpica de Incentivo ao Esporte).

Espaços culturais

Além do patrocínio de projetos culturais e esportivos, o Instituto Cultural Usiminas é responsável por gerir seus espaços culturais, desenvolver programas e elaborar projetos próprios.

Conheça os espaços administrados pelo ICU:

Centro Cultural UsiminasTeatro Zélia Olguin

Ação Educativa

Entre os projetos desenvolvidos pelo Instituto Cultural Usiminas, o Ação Educativa se destaca na promoção de programas de arte-educação voltados para escolas e comunidade do Colar Metropolitano do Vale do Aço. As atividades, realizadas no Centro Cultural Usiminas e no Teatro Zélia Olguin, em Ipatinga (MG), têm como objetivo despertar a criatividade, estabelecer conexões, trabalhar conceitos e facilitar a relação das pessoas com o universo das artes.

São oferecidos cursos e oficinas com educadores, workshops para artistas e atividades em família, que promovem a formação cultural e o aperfeiçoamento técnico da comunidade. Nessas atividades, é possível experimentar as diversas linguagens artísticas, como cinema, música, teatro, dança, artes plásticas e literatura. O Ação Educativa, por meio de seus programas, investe e acredita na capacitação cultural e na sensibilização do público como agente multiplicador de conhecimento.


 
 

Circuito Usiminas de Cultura

Realizado desde 2010, o Circuito Usiminas de Cultura é uma importante iniciativa para a democratização da cultura que leva até as comunidades regionais, próximas às unidades da empresa, oficinas, exibição de filmes, música, circo e apresentações teatrais.

Já foram realizadas mais de 590 atividades para um público superior a 158 mil pessoas, oferecendo cultura a comunidades que muitas vezes não contam com uma estrutura artística contínua e diversificada.

 

Colégio São Francisco Xavier (CSFX)

Administrado pela Fundação São Francisco Xavier, braço social instituído pela Usiminas, o Colégio São Francisco Xavier (CSFX) promove a formação do ser humano e a construção da cidadania de acordo com os princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum há mais de meio século.

O CSFX foi a primeira instituição escolar do Brasil a obter o ISO 9001, consolidando no âmbito educacional o gerenciamento por processos de melhoria contínua. Hoje, sua atuação contempla desde a Educação Infantil, passando pelos ensinos Fundamental, Médio e Técnico, até os cursos de Pós-graduação em parceria com a PUC Minas. A este portfólio foi incorporado o MBA em Gestão de Saúde em parceria com a Feluma, além da Escola de Idiomas e da Escola de Esportes.

Anualmente, os dependentes dos empregados da Usiminas podem concorrer a bolsas de estudo, que dão direito a descontos nas mensalidades do colégio. Além disso, como instituição filantrópica, a Fundação São Francisco Xavier disponibiliza mais de 600 bolsas de estudo para estudantes da comunidade.

Projeto Mantiqueira

“… as pontes vêm aproximando cidades, pessoas e serviços. São muitos os materiais para construí-las: concreto, aço e, também, humanidade e compromisso social. O projeto Mantiqueira, uma parceria entre a Usiminas e o Camp de Cubatão, tem erguido diversas pontes. Nasceu, primeiro, para criar uma ponte entre a comunidade do Mantiqueira e a empresa. Cresceu. Construiu uma ponte entre a Mantiqueira e a Cidade. Foi além: criou pontes sociais entre jovens e a cidadania”. (Jornal A Tribuna – 02/09/15)

O projeto Mantiqueira existe há mais de 10 anos e, desde seu início, já inseriu diversos moradores da comunidade no mercado de trabalho.

As atividades ocorrem em Cubatão-SP no CAMP (Centro de Aprendizagem Metódica e Prática), parceiro da Usiminas, além do Parque Anilinas. Contempla assistência às famílias, aprendizado lúdico, jogos cooperativos para crianças de 06 a 11 anos, iniciação esportiva, inserção digital, preparação e encaminhamento ao mercado de trabalho por meio do projeto “Jovem Aprendiz”, assim que o aluno completa 16 anos.


O Mantiqueira contribui para maior integração familiar e social, além de aumentar a assiduidade e o rendimento escolar das crianças e adolescentes atendidos, visto que essa é condição primordial para participação no projeto. Como consequência, ampliam-se as possibilidades de inserção social e profissional desses alunos na sociedade e no mercado.

Em 2015, o projeto Mantiqueira conquistou o prêmio Comunidade em Ação 2015, na categoria voto popular, com mais de três mil votos. O prêmio é uma parceria entre o jornal A Tribuna e a “Ultracargo”, que valoriza ações voluntárias em benefício de causas sociais na Baixada Santista, segundo critérios de impacto social, grau de mobilização, aplicação de competência e originalidade da ação.

Projeto Educação pelo Esporte

Com foco no público jovem e adolescente, o projeto Educação pelo Esporte realiza atividades esportivas em três escolas públicas municipais da cidade de Cubatão-SP. Aproximadamente 300 adolescentes participam das atividades e de campeonatos diversos nas modalidades Vôlei, Futsal, Handebol e Ballet, com profissionais da área, cujas aulas são ministradas nas próprias escolas, no contraturno das aulas.

O objetivo do projeto, além de manter o aluno na escola por mais tempo, é trabalhar conceitos como trabalho em equipe, alcance de metas, desafios e multidisciplinaridade. O Educação pelo Esporte tem acompanhamento contínuo e incorpora estratégias de incremento de participação e frequência dos alunos.

Para a Usiminas, o voluntariado é, acima de tudo, comprometimento com a construção de um mundo melhor, um caminho de busca de conscientização das pessoas, de mobilização a favor dos direitos humanos e outras tantas ações em beneficio das comunidades.

Veja os resultados do nosso trabalho:

Dia V

O Dia V é um dia dedicado à prestação de serviços voluntários para instituições que carecem de algum tipo de auxílio. Em conjunto, os colaboradores identificam as demandas da comunidade e promovem ações coletivas de transformação social. O Dia V acontece no último domingo de agosto e conta com mais de mil voluntários inscritos, entre empregados, parentes e amigos e beneficia, diretamente, cerca de 5 mil pessoas.

Campanha do Agasalho

O projeto acontece em todas as empresas do grupo Usiminas e tem o objetivo de arrecadar agasalhos, cobertores e acessórios de inverno e distribuí-los entre as entidades e famílias carentes das comunidades do entorno. Desde o início da Campanha já foram arrecadados mais de 350 mil donativos. Atualmente, o projeto atende cerca de 200 entidades distribuídas pelo Vale do Aço, Baixada Santista, Belo Horizonte, região de Serra Azul, Congonhas e interior paulista. Apenas em 2015 foram mais de 77 mil itens doados.

Projeto Árvore de Natal Solidária

Evento que ocorre na usina de Ipatinga desde 2010, no qual os gestores da empresa “apadrinham” crianças e adolescentes acolhidos nos abrigos da região do Vale do Aço, possibilitando que elas tenham um momento de lazer e diversão e sejam agraciadas com presentes de Natal. O evento conta com brincadeiras, distribuição de lanches, presentes e a divertida presença do Papai Noel.

Campanha Natal Solidário

Arrecadação e distribuição de alimentos e brinquedos entre as entidades e famílias carentes das comunidades no entorno: Vale do Aço, Baixada Santista, Belo Horizonte, região de Serra Azul, Congonhas e interior paulista. No último evento, em 2015, cerca de 30 mil donativos foram arrecadados e distribuídos entre mais de 100 entidades.

Hospital Márcio Cunha (HMC)

O compromisso de ser referência em atendimentos para uma população de 800 mil habitantes no Leste de Minas Gerais faz o Hospital Márcio Cunha (HMC) ser destaque em qualidade na área da saúde no Brasil. Sua trajetória de sucesso desde 1965 ilustra bem isso. Administrado pela Fundação São Francisco Xavier, braço social instituído pela Usiminas, o HMC foi a primeira entidade hospitalar do País a obter o certificado de Acreditação com Excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), em 2003.

Serviços

O HMC é o terceiro hospital de Minas Gerais em número de internações pelo SUS e segundo do estado em número de partos. Conta com 530 leitos divididos em duas unidades em Ipatinga. É credenciado para atendimentos de alta complexidade e prestação de serviços nas áreas de ambulatório, pronto-socorro, internação e serviços de diagnóstico.

Além disso, conta com uma unidade exclusiva para tratamento a pacientes oncológicos, referência regional no combate ao câncer para cerca de 1 milhão de habitantes. Cerca de 60% das internações ocorrem pelo SUS.

Mais saúde

Nos últimos quatro anos, a Fundação São Francisco Xavier investiu nas unidades do HMC para ampliação do pronto-socorro, aumento do número de leitos comuns e de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), criação de novos consultórios e aquisição de novos equipamentos, com a construção de um novo Centro de Diagnóstico por Imagem.

Além disso, melhorias na infraestrutura física e para aquisição de dois novos equipamentos de radioterapia para a Unidade de Oncologia ampliaram o acesso a tratamentos mais eficazes contra o câncer.

Estes investimentos marcam uma nova fase na história de excelência e compromisso com a saúde na região, qualificando a assistência prestada aos pacientes do SUS, da Usisaúde – o plano dos empregados da Usiminas – e de convênios de saúde.

Centro de Odontologia Integrada (COI)

O Centro de Odontologia Integrada (COI) desenvolve um extenso programa preventivo que atua no controle de cáries e doenças gengivais dos seus usuários no Vale do Aço. Com esse trabalho, a Fundação São Francisco Xavier contribui para que Ipatinga apresente um dos menores índices de cárie do País.

O COI possui 47 unidades de atendimento para seus mais de 80 mil beneficiários, que disponibilizam serviços nas áreas de promoção da saúde (prevenção), atenção básica, estética dental, odontopediatria, prótese, periodontia, cirurgia, ortodontia, implantodontia, endodontia, oclusão e reabilitação oral. Todas as unidades, além de colaborar com uma saúde bucal de excelência, promovem custos acessíveis.

Usisaúde

Há mais de 20 anos atuando no mercado de saúde suplementar, a Usisaúde é hoje uma das maiores operadoras de plano de saúde do estado de Minas Gerais.

Com mais de 150 mil clientes em todo o País, a Usisaúde oferece assistência médico-hospitalar de alta qualidade por meio de uma rede de atendimento ampla e qualificada. São mais de 3 mil credenciados diretos e mais de 180 hospitais em Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

A Usisaúde é a primeira operadora de Minas Gerais a receber a certificação ISO 9001:2008, pela DNV – Det Norske Veritas desde 2005.

Xerimbabo Usiminas

Criado em 1984, o projeto Xerimbabo ajuda a elevar o conceito de harmonia entre o homem e o seu meio através da promoção, conservação e educação ambiental para crianças e jovens brasileiros de forma gratuita.

Tudo começa com a apresentação do tema escolhido a partir de sugestões feitas pelos participantes no ano anterior. As atividades seguem com seminários para os educadores, depois chegam às salas de aula com os concursos de redação e desenhos. Na última etapa acontece o momento mais esperado: a visitação às exposições no Centro de Biodiversidade da Usipa, em Ipatinga, e no Centro de Biodiversidade da Usiminas, em Itatiaiuçu.

Sucesso

Ações e eventos contendo vivências e experimentações por meio de técnicas e ideias temáticas estimulam também o desenvolvimento pedagógico dos profissionais que atuam diretamente na educação dos jovens. Todo o projeto é pensado em um contexto transdisciplinar baseado em três princípios: ética ambiental, sustentabilidade e conservação das espécies.

Ao longo de quase 30 anos, o projeto recebeu mais de dois milhões de crianças e jovens da rede pública de ensino de diferentes locais do Brasil. Esses parceiros são os responsáveis diretos para o sucesso desta iniciativa.

Participe também deste projeto! Clique aqui e conheça mais sobre o Xerimbabo Usiminas

Informações Relacionadas