Comunidade

A Usiminas mantém um relacionamento próximo com as comunidades onde está presente. Monitorando e minimizando os impactos das atividades produtivas, apoiando o desenvolvimento local e atuando na promoção da saúde, da educação, da cultura e do esporte, também por meio de seus braços sociais, a FSFX e o Instituto Usiminas.

Diálogo

O diálogo com as comunidades onde a Usiminas está presente sempre é pautado pela transparência. Além do Fale Conosco, uma seção disponível em nosso website, a Empresa lançou, em 2018, as fanpages Usiminas Ipatinga fortalecer a lançamos o FalaAí Comunidade, um canal via WhatsApp que conta com mais de 3 mil pessoas cadastradas. A Usiminas também mantém canais no Facebook, Youtube, Instagram, Linkedin e Twitter com o objetivo de manter seu público informado de temas relacionados às suas operações.

2.500 projetos

culturais e esportivos em diversas comunidades

832 bolsas

sociais distribuídas no ano de 2020

3 mil

pessoas cadastradas no FalaAí Comunidade

Relacionamento

Milhares de pessoas já visitaram as unidades da Usiminas em todo o País. Com o Programa Usiminas de Portas Abertas, a empresa busca constantemente aproximar-se, ainda mais, das comunidades. No Vale do Aço, onde concentra a maior parte de suas unidades (Usina de Ipatinga, Unigal, Usiminas Mecânica), a empresa já recebeu cerca de 600 pessoas dos bairros do entorno. Em 2020, com as restrições da pandemia, a empresa passou a promover visitas em grupos menores, com testagem prévia e todos os protocolos de saúde. Além disso, inovamos ao realizar uma visita virtual pelos investimentos ambientais que estão sendo apresentados à comunidade.
Relacionamento
Saúde

Saúde

Criada para atender às necessidades de saúde dos colaboradores da Usiminas, a FSFX cresceu em cinco décadas e atualmente conta com uma rede hospitalar com grande parte do atendimento voltado a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Sua estrutura hospitalar é referência para as comunidades do Vale do Aço, onde faz a gestão do Hospital Márcio Cunha e suas unidades e Hospital e Maternidade Vital Brazil , Itabira, com o Hospital Municipal Carlos Chagas, e Baixada Santista, onde administra o Hospital de Cubatão.

Cultura e esporte

Desde o início de suas operações, a Usiminas incentiva o esporte e a cultura. Em 1993, a Empresa instituiu o Instituto Usiminas para realizar a gestão das iniciativas voltadas para a cultura e o esporte, especialmente por meio de leis de incentivo. Apenas neste período, Usiminas investiu mais de R$ 350 milhões, beneficiando quase 2,5 mil projetos nas diversas comunidades onde está presente.
Cultura e esporte
Educação

Educação

Fundado em Ipatinga há 60 anos, o Colégio São Francisco Xavier (CSFX) é referência em termos de qualidade de educação para todas as gerações, desde as primeiras fases de ensino até os cursos de pós-graduação. Administrado pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX), um dos braços sociais da Usiminas, o CSFX contempla desde a Educação Infantil, passando pelos ensinos Fundamental, Médio e Técnico, chegando aos cursos de Pós-graduação, em parceria com a PUC Minas. O colégio também oferece vidades integradas de cultura, esporte e recreação.