Espaço Mamãe

A Usiminas busca a cada dia se tornar mais diversa e inclusiva. Na prática, isso quer dizer que queremos ser uma empresa em que todos possam ser quem realmente são e onde o respeito é inegociável.

Para nos ajudar a atingir esse objetivo, criamos, em 2019, o Programa de Diversidade e Inclusão Usiminas.

Confira aqui nossa Cartilha de diversidade.

Desde então, o programa vem ajudando a transformar a realidade da empresa com diversas ações e com a atuação dos grupos de afinidade dos cinco pilares: equidade de gênero, LGBTI+, gerações, pessoas com deficiência e raça e etnia.

Cada grupo é formado por um time de até 15 voluntários e voluntárias, além de uma pessoa embaixadora, uma líder e um sponsor.

Confira abaixo mais informações sobre a atuação de cada pilar:

Objetivo: Ser a força motriz da inclusão, promovendo ações para garantir a equidade de gênero na companhia.
Americo Ferreira Neto Sponsor: Américo Ferreira Neto Vice-presidente Industrial
Líder: Cynthia Gonçalves Gerente HR Business Partner
Embaixadora: Taciane Barbosa Silva Reis

Objetivo: Apoiar a Usiminas no desenvolvimento de ações que aproximem e integrem os colaboradores de diferentes gerações, aproveitando ao máximo as experiências e contribuições de cada um e fazendo com que, ao longo do tempo, as percepções das diferenças entre gerações sejam minimizadas.
Kohei Kimura Sponsor: Kohei Kimura Vice-presidente de Tecnologia e Qualidade
Líder: Roberto Maia Diretor Corporativo de Pesquisa, Prop. Intelectual e Padrão Tec
Embaixadora: Gabriela Lemos Analista de Processos

Objetivo: Estabelecer um ambiente organizacional de respeito por meio de ações de inclusão, empoderamento e promoção dos direitos LGBTI+, garantindo oportunidades iguais de crescimento e evolução de carreira dentro da Usiminas, coibindo atitudes preconceituosas, que não estão de acordo com o DNA Usiminas.
Sergio Leite Sponsor: Sergio Leite Presidente da Usiminas
Líder: Cesar Bueno – Diretor Corporativo de Gestão de Pessoas e Inovação.
Embaixador: Felipe Martins Operador de produção
Embaixadora: Carla Rosane Ferreira Fonseca

Objetivo: Promover a inclusão na Usiminas das pessoas com deficiência, garantindo um clima organizacional com engajamento, criatividade, satisfação e equidade de oportunidades.
Miguel HomesSponsor: Miguel Homes Vice-presidente Comercial
Líder: Alejandro Laiño Diretor Corporativo de Supply Chainl
Embaixadora: Katia Almeida Analista de RH
Embaixadora: Fernanda Cardoso De Almeida

Objetivo: Assegurar que a Usiminas seja um ambiente diverso, inclusivo e, especialmente, capaz de potencializar e de valorizar os talentos multiétnicos e multirraciais em todos os níveis organizacionais da companhia.
Alberto OnoSponsor: Alberto Ono Vice-presidente de Planejamento
Sponsor: Yoshiaki Simada Vice-presidente de Planejamento
Líder: Gerardo Izarra Gerente-geral de Planejamento Comercial
Embaixadora: Luciana Martins Analista Financeiro
PRÊMIOS E RECONHECIMENTOS

Estamos em uma jornada e sabemos que temos um longo caminho a ser trilhado, mas as mudanças que o Programa trouxe já começaram a ser reconhecidas. Confira abaixo os prêmios e reconhecimentos que o Programa de Diversidade e Inclusão ganhou:

Diversidade e inclusão

Prêmio Aberje

O Programa de Diversidade e Inclusão da Usiminas venceu a etapa regional da edição 2020 do Prêmio Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), um dos mais importantes reconhecimentos nacionais em comunicação. A empresa ficou com o primeiro lugar da premiação na regional Minas Gerais e Centro Oeste na categoria Diversidade e Inclusão.
Diversidade e inclusão

Steelie Awards

Prêmio da World Steel Association que reconhece as siderúrgicas no mundo pela sua contribuição para a indústria do aço durante o ano, em diversas categorias. Na 11ª edição, a Usiminas esteve entre as finalistas na categoria Excelência em Sustentabilidade, com o case do nosso Programa de Diversidade e Inclusão. Este foi o único projeto associado ao tema Pessoas entre os cinco finalistas dessa categoria.
Diversidade e inclusão

Prêmio Weps

A Usiminas recebeu menção honrosa em sua primeira participação no prêmio WEPs Brasil 2021 – Empresas Empoderando Mulheres. A premiação tem o objetivo de incentivar e reconhecer empresas que promovem a cultura da equidade de gênero e o empoderamento da mulher no Brasil. A iniciativa é promovida pela Plataforma WEPS, da ONU Mulheres e Pacto Global (Princípios de Empoderamento Feminino). Na edição de 2021, o Prêmio Weps Brasil recebeu inscrições de 159 empresas.
Diversidade e inclusão

Prêmio AB Diversidade

A Usiminas foi uma das 17 empresas premiadas na edição 2021 do prêmio organizado pela revista Automotive Business. A Iniciativa é um reconhecimento às ações de promoção à pluralidade e à inclusão na cadeia da indústria automotiva. A companhia foi reconhecida na categoria Gerações, entre as maiores empregadoras de jovens.
COMPROMISSOS

Para reforçar ainda mais nosso compromisso com o tema, a Usiminas participa de três pactos. Saiba mais sobre cada um deles:

Diversidade e inclusão

Empresa Signatária WEPs

(Women Empowerment Principles – ou princípios de empoderamento das mulheres). São 7 princípios produzidos e disseminados pelas Nações Unidas para que a comunidade empresarial possa incorporar em seus negócios valores e práticas para a promoção de igualdade entre homens e mulheres, além de promover o empoderamento econômico e liderança das mulheres como base para um crescimento sustentável, inclusivo e equitativo. São 291 empresas signatárias no Brasil e mais de 2600 no mundo.
Diversidade e inclusão

Pacto Fórum Empresas e Direitos LGBTI+

Um movimento empresarial que reúne grandes companhias em torno de compromissos relacionados ao respeito e a promoção dos direitos humanos LGBTI+. As empresas signatárias devem cumprir os dez compromissos no relacionamento com seus públicos (clientes, colaboradores, acionistas, comunidade, entre outros) para que juntas possam influenciar positivamente o ambiente empresarial e a sociedade. Um dos compromisso é “Tornar inaceitável a violência, a exclusão, a humilhação, o assédio e a discriminação contra indivíduos em razão de sua orientação sexual e identidade de gênero”.
Diversidade e inclusão

Carta Compromisso da Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero

Essa carta enfoca a eliminação da discriminação racial e igualdade de oportunidades efetiva entre homens e mulheres, considerando o papel das empresas de estimular a inserção econômica e promover o desenvolvimento econômico inclusivo e equânime, com vistas à superação de desigualdades historicamente estabelecidas.
Diversidade e inclusão

Pacto Global da ONU

O Pacto é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo e prevê compromissos com diversos temas, entre eles, Diversidade e Inclusão. Um dos 10 princípios que compõem o Pacto é o compromisso em Eliminar a discriminação no emprego. Entre os ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, há o de Igualdade de Gênero, que busca empoderar todas as mulheres e meninas.
VÍDEOS

Na Usiminas, acreditamos que o conhecimento é uma importante chave para a inclusão. Por isso, mantemos uma agenda de divulgações de sensibilização dos temas de diversidade. Veja abaixo os vídeos sobre cada uma delas:

SAIBA MAIS

Para ficar por dentro de tudo o que acontece no Programa de Diversidade e Inclusão, veja as matérias abaixo: